• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 27/06/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Projeto Guri recebe inscrições de estudantes até dia 29 de junho

São oferecidas 9 mil vagas, em mais de 280 polos no interior e litoral paulistas

Atenção, alunos e alunas que gostam de música: o Projeto Guri recebe matriculas em mais de 30 novas turmas de cursos gratuitos para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. Até o dia 29 (sexta-feira), o público poderá se inscrever em mais de 9 mil vagas, distribuídas em mais de 280 polos de ensino, no interior e litoral do Estado de São Paulo.

As modalidades são canto coral, iniciação musical, lutheria, instrumentos de cordas dedilhadas e friccionadas, sopros, teclados e percussão. Além das aulas, os estudantes participam de apresentações e outras atividades socioeducativas e culturais. E o melhor, não é preciso conhecimento prévio para se matricular, basta ter interesse no assunto.

Atualmente, o Projeto Guri atende cerca de 35 mil estudantes em 336 polos situados em 279 municípios do Estado. Entre eles, há 58 polos em unidades da Fundação Casa, nos quais os internos podem se inscrever até os 21 anos. Os cursos oferecidos em cada unidade podem ser encontrados no site da instituição, clique aqui.

“O importante é que os alunos adquiram consciência e percebam o processo de construção dos conhecimentos adquiridos, de sua atuação em sala de aula, em relação aos seus colegas e em relação a sua própria vida, desenvolvendo a autonomia, o respeito e a cidadania”, enfatiza a diretora educacional do Projeto Guri, Claudia Freixedas.

Além das aulas de formação, o Guri promove também concursos, como o de composição musical, que teve inscrições abertas recentemente. Deborah Lobo, assessora de projetos especiais do Guri e responsável pela gestão da atividade, contou que a iniciativa quer, acima de tudo, instigar a elaboração e a autonomia dos alunos. “O objetivo é estimular a criação individual e coletiva dos Guris. A ideia é potencializar a ousadia e o exercício criativo”, explica.

Periodicamente, os alunos também participam de apresentações públicas e festivais de música. No Guri, as aulas acontecem no contra turno escolar. O único requisito para a inscrição é a comprovação de frequência regular na escola.

O ex-aluno de trombone, Vinícius Ioti Rossi, de 17 anos, é integrante do Grupo de Referência de Jundiaí e contou um pouco de sua experiência junto ao projeto. “O Guri me proporciona crescimento pessoal e musical, e o que eu mais gosto é de participar das apresentações musicais, dos encontros de bandas, entre outras coisas. No momento, minha maior motivação é participar do GR, que nos dá essa experiência de tocar com uma orquestra”, afirma o músico.