segunda-feira, 14/05/2018

#VemPraUSP!: alunos da rede já podem se inscrever no programa

Por meio da CUCo, estudantes da rede estadual podem ingressar na Universidade de São Paulo

A Fuvest é o vestibular mais concorrido do país. Milhares de estudantes do Ensino Médio tentam, por meio dele, uma vaga na Universidade de São Paulo (USP). A boa notícia é que a Secretaria da Educação, em parceria com as instituições citadas, oferece aos alunos da rede estadual uma alternativa para que a taxa de inscrições seja gratuita: o Vem Pra USP!

Para se inscrever basta acessar o site do Vem Pra USP!. As inscrições vão até 8 de junho

Foi o que aconteceu com Victor Lucas Feitosa Teles de Menezes, ex-estudante da escola Milton Rodrigues, na capital. Sem o dinheiro para pagar a inscrição, o garoto viu no programa “Vem pra USP!” a oportunidade ideal de prestar o vestibular sem pagar nada, se preparar para o dia da prova e ainda conhecer por dentro a universidade que gostaria de cursar.

Com a 2ª edição do Vem pra USP!, você também pode ter a mesma experiência. O desafio, criado exclusivamente para os estudantes da rede pública do estado de São Paulo, visa estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo cobrado nos vestibulares e a incentivá-los a cursar graduação na USP. Feito que alcançou êxito com Victor, atualmente cursando Educação Física e Esporte, na USP Leste.

No Vem pra USP!, todos os participantes terão à disposição videoaulas de matemática ministradas, especialmente, pelos professores do cursinho da Poli USP. Outras sugestões para estudo também estarão disponíveis no site do Programa. “Os materiais fornecidos pela USP complementaram o trabalho de orientação feito na minha escola e tenho certeza que foram essenciais para que eu ingressasse na universidade”, afirma Victor Teles.

Os alunos que conseguirem os melhores desempenhos receberão certificados e visitarão laboratórios de pesquisa da Universidade, iniciativa também destacada pelo jovem. “Poder conhecer a rotina da faculdade me fez aumentar o desejo de realizar esse sonho de estudar na USP”, comenta. Já os candidatos que estejam no 3º ano do Ensino Médio também ganharão isenção automática da taxa de inscrição.

“Participar do Vem Pra USP! é sempre uma coisa muito legal, porque é fácil, os alunos se interessam, os professores se interessam. Todo mundo sabe que participar de um evento como esse e oferecer a oportunidade dos nossos alunos terem a sensação de serem universitários da USP por um dia é uma experiência maravilhosa”, comenta Debora Gonzales Costa Blanco, dirigente regional de ensino de São Carlos.

“A gente se sente incentivado, de certa forma, a ir mais fundo, procurar saber mais e lutar por um futuro melhor para a gente”, acredita Lauren Camile de Oliveira Hungaro, aluna da escola estadual Andre Donatone. Fernanda Victorya Maratori, ex-aluna da EE Antonio Militão de Lima, que participou da primeira edição do Vem Pra USP!, relata que não tinha tanta vontade de tentar algo na USP. No entanto, quando soube do programa se empolgou e não se arrepende: “eu nunca tinha muito interesse, aí eu fui, tive a iniciativa e achei muito legal”, explica Fernanda.

CUCo

A primeira fase da CUCo (Competição USP de Conhecimento) acontece pela internet. Os candidatos respondem 18 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências e matemática em 120 minutos. Na segunda fase, a prova é feita presencialmente na unidade em que o aluno está matriculado. São 45 questões de múltipla escolha: 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades. As questões são adequadas ao currículo do ano em que o estudante está matriculado.