quarta-feira, 23/05/2018

#VemPraUSP!: programa recebe inscrições até 8 de junho

Os participantes ganham a oportunidade de conhecerem como funciona a estrutura da universidade por um dia

O vestibular mais concorrido do Brasil é a Fuvest, e por meio dele uma infinidade de concluintes do Ensino Médio tentam uma vaga na Universidade de São Paulo (USP). Os alunos da rede estadual paulista têm, agora, uma alternativa para que a taxa de inscrições seja gratuita: o Vem Pra USP! As inscrições vão até 8 de junho, no site.

Na primeira edição, realizada em 2017, a cidade de São Carlos foi a que mais teve alunos inscritos. E, pelo que parece, quer assegurar a primeira colocação e garantir que esse ‘título’ permaneça por lá. Por isso, as escolas daquela Diretoria de Ensino têm realizado trabalhos voltados exclusivamente para o vestibular das universidades públicas.

“Aqui na nossa escola, como é de ensino integral, uma das premissas é a excelência acadêmica. Ou seja, preparar o nosso aluno para ingressar numa universidade, principalmente as públicas. E uma competição dessa é algo a mais para os nossos alunos. Além dos benefícios, serve como treinamento para o vestibular”, esclarece Priscila Estevão Micelli, vice-diretora da EE Sebastião de Oliveira Rocha.

Segundo a vice-diretora, na unidade, os educadores estão inscrevendo todos os alunos do Ensino Médio: duas salas de 1ª, duas de 2ª e duas de 3ª séries. Mesmo que os estudantes de primeiras e segundas séries não ingressem, o processo serve como treinamento para que se preparem e consigam ingressar futuramente.

Privilegiada, a escola está posicionada bem do lado da USP, a ponto dos estudantes e funcionários dizerem, de forma descontraída, que a instituição é quintal da unidade. “E a gente tem bastante parcerias com os professores de lá e com a universidade, como um todo. Nossos alunos conseguem vivenciar na prática o ambiente acadêmico”, comemora Priscila.

Com a 2ª edição do Vem pra USP!, todos os alunos da rede ganham a mesma oportunidade de treinarem par o vestibular. O desafio visa estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo cobrado nos exames e a incentivá-los a cursar graduação na USP.

No Vem pra USP!, todos os participantes terão à disposição videoaulas de matemática ministradas, especialmente, pelos professores do cursinho da Poli USP. Outras sugestões para estudo também estarão disponíveis no site do Programa. “Eu acho que isso contribui de forma positiva para que algum dia eu posso me tornar aluno da USP, afirma Lucas Seiki Hirossi, de 16 anos e que sonha em seguir algo no campo das ciências. “É uma oportunidade muito boa que não pode ser desperdiçada. Temos que agarrar e não deixar passar”, completa o garoto, que cursa a 2ª série do Médio.

Mariana Gonçalves dos Santos, 17, tem boas expectativas, pois “é um projeto muito bom, e a nossa escola sempre está muito envolvida com projetos voltados para o vestibular”, diz a estudante. A jovem pretende cursar Física. “O incentivo veio de uma palestra na USP, e foi inspiradora. E lá falaram muito de Astronomia, com alguns experimentos, e eu gosto muito dessa parte”, elucida.

Os alunos que conseguirem os melhores desempenhos receberão certificados e visitarão laboratórios de pesquisa da Universidade. “O Vem Pra USP! é uma grande oportunidade para que os alunos conheçam uma das melhores universidades do Brasil”, ressalta Thomas Caio dos Santos, 16, que curso a 2ª séria na Sebastião de Oliveira Rocha. “É que eu já conhecia a USP. Mas foi motivador participar da primeira edição, pois conheci coisas diferentes. E isso meio que me inspira, pois quero sempre conhecer mais sobre a instituição”, deixa claro o rapaz. Já os candidatos que estejam na 3ª série do Ensino Médio também ganharão isenção automática da taxa de inscrição.

“Participar do Vem Pra USP! é sempre uma coisa muito legal, porque é fácil, os alunos se interessam, os professores se interessam. Todo mundo sabe que participar de um evento como esse e oferecer a oportunidade dos nossos alunos terem a sensação de serem universitários da USP por um dia é uma experiência maravilhosa”, comenta Debora Gonzales Costa Blanco, dirigente regional de ensino de São Carlos.

CUCo

A CUCo (Competição USP de Conhecimento) faz parte do Vem Pra USP!, e acontece em duas fases. A primeira é pela internet, onde os candidatos respondem 18 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências e matemática em 120 minutos.

Na segunda fase, a prova é feita presencialmente na unidade em que o aluno está matriculado. São 45 questões de múltipla escolha: 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades. As questões são adequadas ao currículo do ano em que o estudante está matriculado.

São três categorias, e todas serão premiadas. Os alunos ganham certificados online, visitas monitoradas e muito mais. Na categoria Escola, a unidade que ficar em primeiro lugar leva prêmio de até R$ 100 mil. E na categoria Grêmio Estudantil o prêmio é de R$ 2.500, ótima chance para dar um UP no seu QG. Mais informações no site do Vem Pra USP!.