• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 14/12/2018
Destaque

‘Vozes pela Igualdade de Gênero’ anuncia vencedores da terceira edição

Neste ano, alunos da rede compuseram canções com o tema 'Em todos os lugares. Em Pé de Igualdade!'

Alunas da E.E. Prof. Luiz Castanho de Almeida, de Bauru, foram as vencedoras da 3º edição do concurso

O resultado do concurso Vozes pela Igualdade de Gênero 2018 foi anunciado na última terça-feira, 11 de dezembro. O primeiro lugar ficou a música “O Hino das Mulheres”, representante da E.E. Prof. Luiz Castanho de Almeida, de Bauru.

A canção das alunas Mariana Carvalho, Maria Chayanne Silva, Karen Lopes, Giovana Padovan e Gabriela Padovan conquistou mais de 10 mil votos na internet. Para assistir ao vídeo enviado pelas estudantes, é só clicar aqui.

A 3º edição do projeto, realizada em conjunto com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), teve como tema “Em todos os lugares. Em Pé de Igualdade!”, com o intuito de estimular o debate entre os jovens sobre o empoderamento feminino e o exercício efetivo dos direitos das mulheres.

“O concurso é uma grande alegria para nós. E quem chegou até aqui já deve se sentir premiado”, disse o coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível do MPSP, Tiago Zarif, que representou o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio.

“Artigo de Luxo”, da E.E. Arnolfo Azevedo, de Lorena, e “A Voz da Mudança”, da E.E. Prof. Antonio Berreta, de Itu, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A canção vencedora será gravada com a produção do Midas Music, gravadora do produtor musical Rick Bonadio.

Para Rick, o tema deste ano carrega uma mensagem muito forte. “Antes de tudo, é necessário que o tema seja colocado dentro das escolas, pois é através da educação que vamos fazer a diferença”, afirmou.

Mais do que refletir sobre desigualdade na construção social de gênero, os alunos também tiveram que apresentar a importância da representatividade na vida política, econômica e pública.

“Quando as mulheres são ouvidas, todas elas ganham força para usarem suas vozes efetivamente”, afirma Fabíola Negrão Covas, promotora de Justiça do MPSP.

A iniciativa é voltada para estudantes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de Ensino Médio e na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, da rede estadual paulista. Os alunos tiveram até o mês de junho para enviar uma canção que representasse a escola.

Na primeira etapa, a seleção foi feita pelas próprias Diretorias de Ensino, que indicaram quais músicas as representariam na fase estadual. Uma comissão julgadora formada por representantes da Secretaria da Educação e do MP selecionaram, portanto, 10 finalistas. Pela internet, o público votou na canção de sua preferência.

Durante a solenidade, foi assinado um termo de cooperação entre o MPSP e a Secretaria de Estado da Educação garantindo a realização do Vozes Pela Igualdade de Gênero por no mínimo mais 5 anos.

Edição passada

No ano passado, a música vencedora foi “Amar sem olhar a quem”, que conquistou mais de 78 mil votos populares. A canção é de Elian Flores, da E.E. Tonico Barão, da Diretoria de Ensino de Fernandópolis.

“Através da minha arte e da minha habilidade de compor, é muito importante para mim transmitir essa mensagem de diversidade”, comentou o vencedor.

A 2ª edição do concurso, em 2017, mobilizou centenas de estudantes da rede com o tema #RespeitaAsDiferenças. A competição reuniu diversas composições que valorizaram o enfrentamento a quaisquer formas de discriminação de gênero e orientação sexual.