• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 29/06/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

X Colóquio de Cartografia acontecera na USP, de 9 a 12 de julho

Professores da educação básica da rede pública são isentos da taxa de matrícula

Serão realizados, de 9 a 12 de julho, o X Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares e o I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O objetivo principal do evento é levantar o desenvolvimento alcançado pelas pesquisas em Cartografia Escolar até o momento, assim como avaliar as demandas futuras no processo de ensino e aprendizagem na educação básica. O tema da iniciativa será “As Diferentes Linguagens no Mundo Contemporâneo”.

Considerando o contexto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as mudanças em curso na área de Geografia e o desafio do pensamento espacial que é a grande novidade para a educação geográfica, o evento contará com a presença dos professores Sarah Berdnarz e Robert Bednarz – ambos da Universidade do Texas – que participaram da elaboração do currículo norte-americano e irão apresentar e discutir com os educadores geográficos brasileiros sobre o Pensamento Espacial.

Na abertura, Sarah Bednarz (Texas A&M University) fala sobre Pensamento Espacial: Uma ferramenta poderosa a serviço dos educadores para empoderar a juventude, melhorar a sociedade e mudar o mundo. O professor Robert Bednarz (Texas A&M University), tecerá sobre “O que pode melhorar o pensamento espacial? Indícios a partir de uma avaliação”.

Os demais pesquisadores internacionais convidados são: Injeong Jo Professora da Texas State University (EUA), Simón Cathing, Professor Titular da Universidade Oxford (Inglaterra), Cristina Martinha (Professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Portugal), Andoni Arenas (Professor da PUC – Valparaiso/Chile), Alejandra Coll Escanilla (Professora da Universidade Tecnológica Metropolitana del Estado de Chile) e José Jesus Reyes Nunez (Professor da Eötvös Lorand University – Budapeste).

As atividades acontecem das 7h30 às 20h30, no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. O valor varia de R$ 120,00 a R$ 320,00; professores de educação básica de instituições públicas são isentos de taxa, com inscrição aqui. Mais informações no site do evento, e-mail lemadidg@usp.br, telefone (11) 3091-3737.