• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 05/07/2018
Notícia

Zoológico de São Paulo oferece visitas monitoradas a estudantes

Grupos devem ter no mínimo 20 participantes e podem agendar visitas pelo telefone

O Zoológico de São Paulo oferece vários tipos diferentes de visitas monitoradas voltadas a crianças e estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que são adaptados ao público do passeio e buscar mostrar detalhes do funcionamento do local.

As visitas podem ser agendadas previamente pelo telefone 5073-0811, ramal 2119. O atendimento é feito para grupos de no mínimo 20 e no máximo 50 pessoas, e as visitas têm duração de 3 horas, podendo ser programadas para o período da manhã ou da tarde.

Uma das visitas monitoradas é a Cadê o Lobo?, que apresenta com detalhes o lobo-guará, transmitindo mensagens sobre as características, comportamentos, hábitos e conservação dessa espécie de forma lúdica, Essa visita é voltada especificamente ao público infantil, com idades de 2 a 6 anos. As crianças passeiam por um recinto à procura de um lobo-guará, usando inclusive máscaras.

Para os maiores, uma opção é a Bastidores do Zoo, que apresenta de forma didática o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), local onde se localiza o zoológico. O destaque da visita é o Setor de Alimentação Animal, onde o grupo conhece o preparo das alimentações dos animais e a fábrica de rações (exclusividade do Zoo de SP).

A visita Mata Atlântica: Conhecer para Conservar apresenta a biodiversidade de Mata Atlântica, destacando suas características e importância, levando os participantes a refletir sobre o papel da população para a conservação se um bioma tão importante e ameaçado. A visita apresenta como era a mata na época do descobrimento por meio de mapas interativos, com direito a visita aos trechos remanescentes presentes no parque.

O projeto Plantando o Futuro tenta despertar nos visitantes a consciência ecológica, mostrando o Zoológico como uma “cidade” modelo, equilibrada com a natureza, responsável quanto às questões sanitárias e ambientais e que age de forma sustentável em suas operações.

Outra opção é a visita Resgatando a Nossa História, que pretende estimular o respeito e a valorização do índio como um dos pilares culturais e étnicos do Brasil, trabalhando sua vida, seu cotidiano, seus rituais, suas relações com a natureza e com a sociedade atual. A visita começa no Espaço Abaré, que representa de uma oca típica da região do Xingu, e segue com um roteiro que aborda a cultura indígena e os animais da fauna brasileira.

O Zoológico fica na Avenida Miguel Stéfano, 4241, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, dentro do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, o maior fragmento remanescente de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo.