• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/03/2015
Pais e Alunos

1ª Olimpíada de Neurociências de São Paulo acontece nesse sábado (14)

Três escolas da rede estadual paulista participam da competição

Começa neste sábado (14), a 1ª Olimpíada de Neurociências de São Paulo, voltada para alunos e professores da rede pública e particular do ensino básico. Nesta edição, três escolas representam a rede estadual paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A competição, que seguirá o regulamento da Brazillian Brain Bee, começará a partir das 14h, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em conjunto com o 1ª Encontro da Rede Latino Americana de Mapeamento Cerebral, e será composta por uma prova, que será dividida em três etapas e abordará questões dos livros “Brain Facts” (Fatos do Cérebro) e “Neurociência: A Ciência do Cérebro”. A avaliação poderá ser feita até às 18h. O vencedor da competição poderá competir na Olimpíada Brasileira de Neurociências.

– Confira aqui os selecionados para a 1ª Olimpíada de Neurociências de SP

Após a prova, os participantes terão a chance de visitar o 1ª Encontro da Rede Latino Americana de Mapeamento Cerebral, que acontecerá no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas FMUSP, onde haverá um bate-papo entre os participantes da olimpíada e os cientistas que estão mapeando o cérebro humano para descobrir novas formas de tratar, curar e prevenir doenças cerebrais, como o mal de Alzheimer e a Esquizofrenia.

Educador na E.E. Professora Augusta do Amaral Peçanha, localizada no município de Piracaia e uma das três escolas da rede estadual participantes, Edimar Cristiano Macedo acredita que a participação da unidade poderá despertar ainda mais a curiosidade dos alunos sobre o assunto. “Nós fomos a única escola da região que se inscreveu na competição. Mesmo que não conquistemos a olimpíada, já considero um ganho nossa participação, pois acredito que, mesmo após o fim da competição, muitos dos alunos irão continuar estudando o assunto para concorrer à próxima edição. Isso poderá despertar o interesse em outros estudantes”, afirma o professor, que irá acompanhar 11 alunos da unidade na competição.

As outras duas escolas da rede estadual que participarão da competição neste sábado são a E.E. Anecondes Alves Ferreira, localizada em Diadema, e a E.E. Bairro Pequeno Coração II, em Itaquaquecetuba. A primeira será representada pela professora Carline Santana Gouveia, que irá acompanhar cinco alunos. Já a segunda será representada pela professora Maria de Fátima Gonçalves Bispo, que acompanhará dois alunos da unidade.

Serviço:
Data: 14 de março de 2015 (sábado)
Horário: das 14h às 18h.
Conversa com os palestrantes: 18 às 19hs.
Local da prova: Anfiteatro de Parasitologia (sala 2303), localizado no 2º andar do Prédio Principal da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Endereço: Avenida Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo (em frente à estação Clínicas do metrô)