• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 16/02/2017
Pais e Alunos

Dez canais do Youtube que vão fazer você melhorar suas notas na escola

Na lista, canais sobre ciências, história e matemática tornam a compreensão das matérias mais sólida

Nem sempre a melhor forma de estudar é utilizando os livros escolares ou repassando a lição dada pelo professor. Em tempos de redes sociais, a internet pode ser grande aliada para que você entenda de maneira mais fácil aquilo que foi passado em sala de aula.

Pensando nisso, a Educação listou 10 canais do Youtube que podem ajudar os alunos durante os estudos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Ciência em Show Oficial
Comunicar e ensinar ciências de maneira descomplicada e descontraída. É assim que o trio de cientistas (formado por Wilson, Gerson e Daniel) faz no Ciência em Show. Todas as propostas estão fundamentadas em sólidos referenciais teóricos e levam uma visão moderna do ensino, que aproveita tecnologias, conceitos e espaços diversos para facilitar a aprendizagem.

Educa Responsa
Nesse canal, os vídeos produzidos pelos jovens protagonistas do Projeto Educa Responsa tratam de esclarecer dúvidas sobre como funciona o Grêmio Estudantil, além de dar dicas sobre como transformar sua escola em um lugar mais interessante.

CINEstória
Para quem ainda não conhece, o programa CINEstória utiliza a sétima arte (Cinema) para ensinar a História do mundo, por meio do YouTube. O apresentador, Orlando Stieber, é um professor de Atualidades e História apaixonado por cinema. Dessa forma, juntou o que mais gosta de fazer e criou o canal para ensinar ao público os fatos que aconteceram ao longo dos anos, sempre tomando como base um longa metragem.

BVLbiblioteca
É o canal oficial da Biblioteca Parque Villa-Lobos, que sempre tem uma entrevista com algum autor convidado do programa Segundas Intenções na BVL.

Manual do Mundo
É o lugar para você aprender de tudo! Por meio da química e da física, o dono do canal, Iberê Thenório, explica de maneira leve como fazer um abridor de garrafas magnético, ou utilizar um celular e uma webcam para fazer um microscópio ágil e portátil, ou então como fazer um ovo dobrável e até a reciclar papel em casa.

O Manual do Mundo ainda tem um espaço reservado para o “Vale a pena ver de novo”. São clássicos do canal que nunca vão ficar velhos. Ali, Iberê Thenório leva experiências, dicas, receitas, mágicas, pegadinhas, desafios, origamis e muito mais!

O quadro “Boravê” leva o internauta a viagens onde o dono do canal revela como são feitos alguns objetos, como o vidro, o vaso sanitário e a fabricação de papel, por exemplo.

Professor Ferretto
O canal leva o nome do apresentador, e como diz o slogan: Professor Ferretto é mais matemática. Sim, existe uma solução na internet para que você entenda a matéria mais complicada e tida por muitos como a grande vilã das notas vermelhas, a Matemática.

Biologia Total com Prof. Jubilut
Página organizada pelo professor Paulo Jubilut e destinada à divulgação da ciência biológica para vestibulandos, ENEM, universitários, biólogos, professores e demais amantes da biologia. O canal possui um acervo completo de videoaulas dinâmicas e objetivas para facilitar a sua vida.

YouTube Edu
Se você é professor, no YouTube Edu você poderá submeter videoaulas para publicação, ou ainda escolher outras aulas para utilizar com seus alunos. Os conteúdos disponíveis são voltados para os níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, englobando as disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa.

USP – Universidade de São Paulo
O canal da maior universidade pública do Brasil disponibiliza vídeos sobre assuntos diversos. Geralmente, são matérias que explicam ao público como funcionam alguns projetos da USP e como a universidade trabalha para que as vidas das pessoas assistidas sejam melhoradas.

Khan Academy em Português
Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de mudar a educação para melhor, proporcionando uma educação de classe mundial livre para qualquer pessoa, em qualquer lugar.