• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/01/2017
Pais e Alunos

Confira alguns aplicativos gratuitos que podem ajudar na alfabetização infantil

As ferramentas são opções para professores que estão trabalhando as fases iniciais de alfabetização

Cada vez mais cedo, as crianças adotam o celular como forma fundamental de entretenimento. Mas, embora seja uma maneira eficaz de prender a atenção dos pequenos, é necessário saber utilizar os smartphones e tablets para alfabetizar sua criança.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Ensinar o alfabeto, os números e como formar palavras tem ficado cada vez mais simples e dinâmico, graças aos vários aplicativos desenvolvidos para crianças de 0 a 9 anos. É também bastante interessante quando o aplicativo se torna uma extensão da escola na casa dos alunos. Cada vez mais os professores estão adotando apps para auxiliar na alfabetização, basta, então, indicar que os pais usem o mesmo software em casa, entre uma brincadeira e outra.

Para te dar uma mãozinha, indicamos dois aplicativos gratuitos que vêm sendo muito utilizados e podem ser trabalhados com crianças desde as fases iniciais. De fácil instalação, ambos podem auxiliar no processo de alfabetização, e as crianças vão adorar.

Alfabeto e números para crianças

Com esse aplicativo a criança aprende de forma divertida e, enquanto brinca, conhece o alfabeto, ouve a pronúncia das letras e dos números em vários idiomas, além de poder pintar desenhos com os dedinhos. O Alfabeto e números para crianças é indicado para aparelhos com Android.

Jogo das Palavras

O uso das letras móveis na alfabetização é muito importante e este aplicativo se assemelha às atividades realizadas pelos professores. Com a utilização das letras móveis nas aulas convencionais, por meio do aplicativo, a criança deve desembaralhar as letras para descobrir a palavra, favorecendo assim o enriquecimento de seu vocabulário e construção das palavras e frases. O Jogo das Palavras é indicado para aparelhos com IOS.