• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 23/08/2017
Crédito: Divulgação
Boas Práticas

2ª edição do Vozes pela Igualdade de Gênero terá júri popular

O respeito às diferenças é tema da disputa e o link para os votos será divulgado em novembro

Para estimular o debate sobre questões de gênero e diversidade sexual de forma lúdica, o Ministério Público de São Paulo e a Secretaria de Estado da Educação realizarão a segunda edição do concurso musical Vozes Pela Igualdade de Gênero, este ano com o tema “Respeita as Diferenças”.

A novidade é que a música vencedora será escolhida por voto popular. As finalistas serão apresentadas no dia 21 de novembro, quando será divulgado o link para os votos do público.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Clique aqui e confira o regulamento completo

Este ano, o concurso envolverá estudantes do Ensino Médio de todo o estado para criar uma composição que valorize a tolerância, o respeito e combata qualquer tipo de discriminação de gênero e de orientação sexual. Como na primeira edição, a música vencedora será gravada pela Midas Music, do produtor Rick Bonadio. A fase escola termina em 27 de outubro, quando cada unidade deve encaminhar sua canção para a DE responsável pela escola.

Para ampliar a mobilização, alunos e educadores receberão uma tarde de formação à distância com promotoras de Justiça do Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid) e do Núcleo de Gênero, ambos do MPSP, e de educadores da Secretaria da Educação sobre o que é gênero; o que é violência de gênero; diversidade sexual; além de dicas e mobilização para o concurso.

Poderão participar alunas e alunos das escolas estaduais, regularmente matriculados e frequentes no Ensino Médio de curso regular ou da EJA (Educação para Jovens e Adultos), por meio da adesão da escola.

Os grêmios, assim como os professores orientadores, serão multiplicadores do conhecimento e terão o papel de mobilizar os outros estudantes a produzir suas músicas. As inscrições serão individuais ou em equipes de até cinco pessoas, sendo obrigatória a participação feminina quando os alunos optarem por mostrarem sua música em grupo.

O II Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero – Respeita as Diferenças terá três fases: a primeira será a escolha pela escola, que será responsável por formar uma comissão multidisciplinar composta por profissionais que farão a avaliação e a seleção das músicas inscritas, e envio de uma composição musical à Diretoria de Ensino até o dia 27 de outubro; a segunda fase será a escolha da Diretoria de Ensino, que fará a avaliação e seleção das músicas recebidas das escolas até o dia 7 de novembro; a última fase será a escolha da comissão julgadora formada por representantes do MPSP, da Secretaria da Educação e da área musical, de 10 finalistas que, por fim, passarão pela votação popular online de 21 a 30 de novembro, de onde sairá a grande vencedora.

Pelo respeito às mulheres – O Vozes pela Igualdade de Gênero foi lançado em 2016, como forma de chamar atenção para a necessidade do enfrentamento à violência contra mulher, no ano em que a Lei Maria da Penha completa uma década de existência.

O fim do preconceito e da violência de gênero, e a luta pela liberdade das mulheres estão nos versos da música Primeiro Passo, vencedora da primeira edição, de autoria do aluno Nathan Pereira da Silva, que contou com a participação da cantora Kell Smith, do sucesso Respeita as Mina, que também criou e cantou o refrão da canção.

A música foi gravada pela Midas Music, do produtor Rick Bonadio, que é detentor de cinco prêmios Annual Latin Grammy Awards, e uniu-se ao concurso como símbolo de engajamento da música, cultura, justiça e educação pela igualdade de gênero, além da importância de levar esta mensagem à juventude brasileira.