segunda-feira, 29/07/2013
Creche Escola

Educação investe R$570 milhões na construção de creches para 57 mil crianças

Serão criadas 439 unidades de Educação Infantil em todo o Estado, por meio do programa Creche Escola

Com previsão de investimento de R$ 570 milhões, a Educação anunciou nesta segunda-feira (29) a criação de mais 439 creches, distribuídas por todo o Estado de São Paulo, que beneficiarão 57 mil crianças. As unidades de Ensino Infantil serão construídas em parceria com 315 prefeituras, por meio do programa Creche Escola.

O objetivo do programa é ampliar o atendimento, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. A implantação dessas unidades foi embasada em um estudo realizado pela Fundação Seade, que cruzou informações de população com menos de cinco anos, demanda por creches e dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios.

Na celebração do convênio, o Estado firma parceria com as prefeituras, que ficam responsáveis pela apresentação do terreno, licitação e condução das obras, monitoradas e acompanhadas pela Secretaria.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O conjunto desses convênios permite que os municípios tenham creches  e mais recursos para as construções de unidades de ensino. O intuito é reunir esforços para que todos tenham mais condições de aprimorar a educação das crianças no Estado de São Paulo”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Para participar do programa, as prefeituras devem manifestar interesse junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pela seleção das solicitações. Depois disso, os municípios deverão celebrar convênio com a Secretaria da Educação.

Atualmente, o Creche-Escola conta com a adesão de 639 prefeituras, que estão providenciando os terrenos e os documentos necessários para aderirem ao programa. Já foram firmados 231 convênios para uma ou mais creches e investidos R$ 358 milhões. Com o anúncio da ampliação, o investimento total da Secretaria da Educação chega a R$ 928 milhões.