• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 11/09/2013
Ensino Integral

Abertas inscrições para interessados em atuar no ensino integral. Saiba como participar

Docentes trabalharão em regime de dedicação plena e receberão gratificação de 75% sobre salário-base

Atenção, educadores! A partir dessa quarta-feira (11) estão abertas as inscrições para os profissionais da Educação interessados em atuar, em 2014, nas unidades que oferecem o novo modelo de Escola de Tempo Integral. O cadastro, voltado para servidores efetivos e estáveis da rede estadual de ensino, pode ser feito até o dia 4 de outubro.

– Faça aqui o seu cadastro. Importante: para acessar o sistema de inscrições, o interessado deverá informar a senha “pei2014”.

São duas mil vagas para professores e gestores que atuarão nas 178 escolas de tempo integral. Os docentes trabalharão em regime de dedicação plena, totalizando 40 horas semanais, e para isso receberão gratificação de 75% sobre o salário-base.

Podem se inscrever os diretores titulares de cargo, os docentes titulares de cargo e ocupantes de função-atividade, todos portadores de licenciatura plena e com experiência de, no mínimo, três anos no magistério público estadual.

Credenciamento

No processo de credenciamento, o educador poderá se candidatar às vagas de professor ou para a área de gestão, que engloba as funções de professor coordenador geral, vice-diretor e diretor. Na avaliação do candidato, será considerado o comprometimento do profissional, seu histórico de assiduidade, além do perfil para atuação no modelo pedagógico e de gestão específicos da Escola de Tempo Integral.

Após o preenchimento da ficha de inscrição, na qual deverá informar sua situação funcional, formação, experiência na rede estadual de ensino e disponibilidade para atuação no programa, o educador será chamado para uma entrevista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As entrevistas serão realizadas em duas fases e acontecerão mediante agendamento prévio, feito pelas 64 diretorias de ensino que possuem escolas do novo modelo de tempo integral. A primeira etapa acontecerá entre os meses de outubro e dezembro de 2013. Entre 10 e 23 de outubro, serão convocados os candidatos às vagas de gestão. Em seguida, de 31 de outubro a 8 de novembro e de 2 a 17 de dezembro, serão entrevistados os candidatos às vagas de professor.

No momento da entrevista, o candidato deverá apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição, bem como o registro de ausências para análise da pontuação de assiduidade.

A segunda fase de entrevistas acontecerá no primeiro semestre de 2014. Por isso, vale destacar que os inscritos que não forem chamados nesta primeira etapa poderão ser acionados ao longo do próximo ano.

Os profissionais que já atuam nas unidades que oferecerão o novo modelo de Escola de Tempo Integral em 2014 devem participar de todo o processo de credenciamento, porém esses servidores terão prioridade para assumir as vagas de sua unidade na função em que atuam.

Novo modelo

Atualmente, 69 escolas estaduais contam com o novo modelo de Escola em Tempo Integral, atendendo 20 mil alunos. Com a ampliação para 178 escolas, em 2014 serão 53 mil estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio atendidos.

– Confira aqui as 178 escolas que oferecerão o novo modelo de ensino em tempo integral em 2014

Nas escolas com o novo modelo de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. Levantamento feito pela Secretaria mostra que o rendimento dos alunos apresentou crescimento de 81% em leitura e 71% em matemática. A estrutura tem laboratórios e salas de informática e leitura. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, definidas em cada escola.