• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 24/08/2017
Crédito: Divulgação / Enviada pela E.E. Benedita Freire de Macedo
Ensino Fundamental

Adaptação de “Som Distante” é a radionovela vencedora do Concurso Paulo Bomfim

Alunos de Jacareí receberam 59,1% dos votos populares

A adaptação da poesia “Som Distante”, de Geovana Souza, Gabriellyu Rocha, Livia Carmo, Maria Rezende e Caique Chaves, com apoio de Jhonathas de Lima, alunos da E.E. Benedita Freire de Macedo, de Jacareí, foi a grande vencedora do concurso Paulo Bomfim – Príncipe dos Poetas Brasileiros 2017. A radionovela que leva o mesmo nome do poema foi eleita pelo júri popular com 59,1% dos votos. Os alunos serão contemplados com uma visita à Academia Brasileira de Letras. Clique aqui e assista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para participar do concurso, os jovens tiveram que criar uma radionovela adaptada de um poema do autor. “Nós escolhemos o “Som Distante” porque queríamos criar uma narrativa que não tivesse apenas o viés romântico, queríamos uma radionovela que fizesse com que as pessoas dessem risada”, explicou a professora orientadora do projeto, Claudete Dias Rezende.

Com este projeto, os alunos revelam que tiveram o seu primeiro contato com o gênero de radionovela, revisitaram clássicos do rádio como “O direito de nascer” e utilizaram o laboratório multimídia para a gravação das sonoras. “A elaboração do texto foi de responsabilidade nossa, mas as professoras estavam sempre nos orientando e lapidando o que a gente escrevia até chegarmos no texto final que foi gravado”, explicou o aluno Caique Chaves.

O grupo de alunos destacou que o maior aprendizado foi o trabalho em equipe e, para angariar os mais de 23 mil votos que os consagrou vencedores, contam que fizeram campanha para mobilizar a escola e a comunidade. “Nós falamos com a mídia local, nossos pais votaram, estavam todos muito empenhados em nos ajudar. Sem dúvidas, essa não é uma vitória somente nossa, mas de toda a comunidade”, revelou a aluna Geovana Souza.

Em segundo lugar, com 15,30% dos votos ficou o grupo de alunos Matheus Vinicius, Amanda Carolina e Isabelly Lima, da E.E. Miguel João Pereira Padilha, de Riversul, da região de Itararé.

– Clique aqui e confira a classificação final 

Sobre o concurso

O desafio foi incentivar a pesquisa de vida e obra do escritor e integrante da Academia Paulista de Letras, Paulo Bomfim, e envolveu alunos do Ensino Fundamental e Médio na exploração de diversas fontes virtuais.