segunda-feira, 04/04/2016
Agenda do secretário

Alimentação saudável é tema de projeto desenvolvido em escolas de Carapicuíba

ONG Conexão desenvolve o projeto “Horta nas Escolas” em unidades de ensino da região

Com o objetivo de mostrar a importância de uma alimentação saudável para alunos e professores da região de Carapicuíba, a ONG Conexão desenvolve o projeto “Horta nas Escolas”, iniciativa que faz parte de uma série de ações do programa “Eu Aprendo, Eu ensino!”, desenvolvido pela entidade em parceria com as escolas estaduais da região.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

E na manhã desta sexta-feira (1º), uma nova edição do projeto, que agora abrangerá 17 escolas estaduais de Carapicuíba, foi apresentada para a comunidade escolar. “O Conexão faz o acompanhamento direto das atividades que acontecem nas nossas escolas, desde a plantação e a colheita até o consumo desses alimentos pelos alunos”, revela Airton César Domingues, dirigente regional de Carapicuíba.

Nas escolas estaduais de Carapicuíba, o trabalho desenvolvido pela ONG junto com os professores e equipe de gestão das unidades de ensino já trouxe os primeiros resultados. “Na nossa escola esse projeto começou neste ano. E ele já acontece de uma forma muito boa porque os alunos já estão tendo a consciência da importância de uma alimentação saudável dentro da escola. Com isso, eles passaram a conhecer, valorizar e a zelar mais pelo espaço escolar”, afirma Rosilene Aparecida Silva dos Santos, diretora da E.E. Professora Diva da Cunha Barra.

“Eu gosto muito do projeto da horta porque ele é emocionante, legal e ensina sobre a importância de plantar e cuidar das plantas”, afirma Vitória Abilio Belize, aluna da E.E. Fabiana de Queiroz.

Para o estudante Ytupiã Thomaz Sabino Duarte, da E.E. Julio Gomes Camirão, o projeto é uma ótima oportunidade não só para mudar o hábito alimentar, como para intensificar os vínculos de amizade na escola. “Ele influencia na alimentação, já que às vezes as crianças não se alimentam direito, e também ajuda no entrosamento entre os colegas. Aí fica uma coisa legal”.

O evento de apresentação também contou com a presença do secretário da Educação, José Renato Nalini, que destacou a importância social da iniciativa para a comunidade escolar. “Um projeto como o Horta Escolar é algo que todas as escolas da rede estadual deveriam fazer, pois além de plantar as sementes das hortaliças, legumes e frutas, é importante também que a escola ajude a semear a esperança no coração das crianças. Essa é a nossa missão como educadores”, afirmou.

Parceria

A parceria entre a ONG Conexão com as escolas de Carapicuíba começou há aproximadamente há 16 anos, com ações como preparação para o vestibular. Recentemente, foi inserido o projeto de alimentação escolar saudável para os alunos da região. Para isso, a entidade conta com a parceria da Alelo, companhia brasileira de cartões-benefício para consumidores de todo o país.

“Esse projeto é uma complementação da ação pedagógica dentro da escola com foco na conscientização dos alunos para a mudança de hábitos alimentares. Nós queremos proporcionar que essas crianças crescem sabendo fazer melhores escolhas em relação a questão da alimentação”, afirma Maria Angelina dos Santos, coordenadora pedagógica do projeto no Conexão.