• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 24/11/2016
Boas Práticas

Aluna de Mairinque representará São Paulo no Parlamento Juvenil do Mercosul

Projeto da estudante propõe atividades nas escolas para destacar o papel das mulheres na sociedade

Nos próximos dois anos, Raphaele Godinho Anselmo se dividirá entre as aulas na E. E. José Pinto do Amaral, em Mairinque, e o cargo no Parlamento Juvenil do Mercosul. Aluna do 2º ano do Ensino Médio, Raphaele foi eleita por votação popular à vaga destinada ao Estado de São Paulo. Ao lado de outros 26 estudantes brasileiros, ela terá voz na instituição mantida em parceria com Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A ‘bandeira’ da aluna paulista é o reconhecimento do papel da mulher na sociedade e como levar o tema às escolas públicas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Criada com o objetivo de integrar os jovens da região e valorizar o protagonismo, a organização é mantida pelo Ministério da Educação, Secretarias Estaduais e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Cada estudante eleito atuará em um período de dois anos e participam da elaboração conjunta da Declaração do Parlamento Juvenil.

Neste ano, os candidatos foram incentivados a enviar soluções ao tema “O Ensino Médio que queremos”. Os projetos deveriam, no entanto, incluir políticas de gênero, jovens e trabalho, participação cidadã e direitos humanos. Foi daí que surgiu a proposta “Resgatando e valorizando a mulher no currículo escolar”, iniciativa proposta pela jovem com o objetivo de promover atividades em escolas públicas para destacar e resgatar a imagem das mulheres em diversas áreas da sociedade, como história, ciência e literatura.

A ideia inicial da jovem gremista é levantar entre crianças e jovens o debate em busca da pluralidade e, também, inspirar meninas com inúmeros exemplos no Brasil e no mundo.