• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 26/05/2015
Pais e Alunos

Alunas da rede vencem concurso e vão ao México

Estudantes da E.E México vão embarcar em junho e passar uma semana conhecendo o país

Duas alunas da E. E. México estão prestes a vivenciar uma ótima experiência cultural no próximo mês: conhecer o México.  Tudo isso, porque Maria Clara Silva Araujo e Claudia Carolina Fernandes Pereira de Carvalho,  alunas do 6º ano, participaram e ganharam o concurso anual que o Consulado do México oferece para escolas estaduais de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

O concurso é composto por duas categorias: desenho, cujo tema esse ano foi “A importância da luz na minha comunidade”, com base na declaração da Unesco 2015, Ano Internacional da Luz,  e melhor desempenho de notas. Maria Clara que ama desenhar e faz da arte seu hobby, usou a imaginação para criar “A lua e a luz nos prédios”, título de sua obra vencedora.  

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Maria Clara usa tudo que ela vê pela frente para pintar até a parede de casa. A influência vem do pai e do tio que são grafiteiros. Nós apoiamos muito esse desejo que ela tem pela arte. Assim que voltarmos do México, quero pesquisar cursos para ela se especializar em alguma técnica”, se emociona Cícera Daniele da Silva Albuquerque, mãe da aluna.

Já pelo desempenho de notas, Claudia Carolina diz que intensificou ainda mais nos estudos para ganhar o concurso nessa categoria. “Eu não sou muito boa de desenho, mas gosto muito de estudar, então me dediquei”. Mesmo alegando que não se sai muito bem nos desenhos, a aluna se classificou entre os 15 melhores. 

Ao todo, 235 alunos do 6º ano da Escola México participaram do concurso. Na escolha pelo desenho, o júri, formado por especialistas mexicanos em arte infantil do Conselho Nacional para Cultura e Arte (CONACULTA), levou em conta originalidade, técnica e proposta em benefício da sociedade.  Na escolha do aluno com melhor nota, os julgadores levaram em consideração notas obtidas tanto no 4º ano quanto nas decorrentes do 5º ano.

Todas as escolas participantes, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, participam do programa “Escuelas México”, criado em 1996, que consiste em beneficiar a formação educacional  em escolas de 7 países da Ámerica Latina que levam o nome do país.