• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 18/02/2019
Ensino Médio

#Aluno: cinco métodos de estudo para melhorar o aprendizado

Além de foco, é necessário utilizar técnicas para organizar os estudos

Ter foco é fundamental para tornar o seu estudo mais produtivo. Alunos da rede estadual de ensino que pretendem prestar o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem usar métodos de estudo que aceleram o processo de aprendizagem.

Separamos alguns métodos que podem ser facilmente aplicáveis na rotina de estudos:

Mapa Mental

Se você é mais visual, essa é uma ótima opção para absorver melhor o conteúdo. Esse método organiza as matérias em um diagrama a partir de um tema central. Depois é preciso conectar o assunto principal a tópicos. Por exemplo: se o tema for reino na biologia, os cinco reinos vão ser ligados ao centro do diagrama. Essa divisão pode ser feita com balões ou desenhos relacionados ao tema. Esse método facilita relembrar o conteúdo e fazer rapidamente uma conexão entre os assuntos.

 Teste Prático

A partir de dúvidas individuais de cada matéria, monte um teste prático com perguntas e respostas. É importante fazer blocos de questões sobre temas que deixaram dúvidas durante a leitura.

 Resumo

Coloque no papel as ideias e os conceitos principais. É importante escrever com suas palavras para fortalecer ainda mais a memória.

 Técnica Pomodoro

A técnica foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo com objetivo de tornar o tempo um aliado dos alunos. Não há um tempo definido, mas o formato sugere 25/5, que é cinco minutos de descanso a cada 25 minutos de estudos. A sugestão é usar o alarme do celular para delimitar o tempo.

Discutir matéria com um amigo

Para deixar a rotina de estudos mais divertida, compartilhar dúvidas e resolver exercícios com outra pessoa é uma ótima opção. Chame aquele amigo que está estudando as mesmas disciplinas para facilitar a troca de conhecimento.