• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 28/08/2003
Últimas Notícias

Aluno de escola do Guarujá ganha prêmio em concurso cívico

VII Concurso Cívico Ministério da Educação/Nestlé envolveu toda a rede pública de ensino do País Inspirado no tema “Como fazer da sua escola um lugar mais alegre?”, Sebastião Paulo de […]

VII Concurso Cívico Ministério da Educação/Nestlé envolveu toda a rede pública de ensino do País

Inspirado no tema “Como fazer da sua escola um lugar mais alegre?”, Sebastião Paulo de Sousa, aluno da 7.ª série da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Dr. Hugo Santos Silva (Guarujá), foi o vencedor pelo Estado de São Paulo do concurso cívico promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Nestlé. Entre de 6 a 10 de setembro, 27 alunos representando todos os Estados da União, autores das melhores frases do concurso, receberão o prêmio em Brasília durante a semana comemorativa do Dia da Independência.

Além de um jantar com o Ministro da Educação, Cristovam Buarque, os alunos serão contemplados com uma medalha de honra ao mérito, livros, visitas aos principais pontos turísticos da cidade e ainda participarão no desfile cívico-militar. O objetivo do concurso é fazer com que os alunos reflitam e mostrem suas expectativas quanto ao ambiente escolar.

Embora tenha parado de estudar aos 15 anos de idade para trabalhar, Sebastião afirma que nunca largou os livros e a todo momento procurou se atualizar. Depois de 31 anos ausente da escola, ele provou que nunca é tarde para recomeçar. “Esse prêmio veio no momento certo em minha vida, serviu como incentivo e foi acima de tudo uma lição. É preciso acreditar naquilo que se faz e se empenhar ao máximo para que tudo saia da melhor forma possível. Na vida é preciso traçar metas. Assim foi com o concurso. Escrevi diversas frases até optar pela melhor. Hoje o meu maior sonho é fazer magistério e ser professor.”

A sabedoria e experiência adquiridas ao longo dos seus 47 anos de idade contribuíram muito para a formação acadêmica de Sebastião. A vontade aliada à necessidade fizeram com que ele voltasse aos bancos escolares. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, não dá mais para prorrogar, é preciso recuperar o tempo”, conclui. A frase escolhida por ele e vencedora do concurso foi: “Ensinar para transformar vidas sempre será o motivo de total alegria da minha escola”.

O professor de língua portuguesa Valdomiro Pinheiro, orientador do aluno no concurso, destaca o impacto da frase produzida por Sebastião. “Ele conseguiu ser claro, conciso e ainda sensibilizar as pessoas com a frase. O que ele escreveu é muito verdadeiro. A escola tem um papel fundamental na formação do aluno. A escola não serve só para transmitir conteúdos , mas fazer com que as pessoas consigam colocar em prática o que elas estão aprendendo. Dessa forma, como destacou Sebastião, o “ensino transforma vidas”.