• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 22/05/2018
A2img/Diogo Moreira
Ensino Médio

#Aluno: prepare-se para o Enem 2018

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro

Os alunos da rede estadual de ensino que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já devem se preparar: as provas acontecem 4 e 11 de novembro.

– Confira aqui o edital
– Consulte a página do participante aqui

A avaliação nacional será aplicada em dois domingos consecutivos, e não mais em um só fim de semana. No primeiro domingo, ainda serão cinco horas e meia de duração, onde os inscritos deverão responder as questões de linguagens e ciências humanas, mais a redação.

O preparo para o Enem deve ser constante dentro e fora da sala de aula. A ex-aluna da rede, Ana Paula Boraschi relembra o tempo em que era secundarista. “Na escola, os meus professores sempre passavam exercícios, e é muito importante que a gente os faça. Muitas vezes a gente pensa que é muito difícil e acaba desistindo, mas não. Os professores passam esses exercícios com o intuito da gente buscar um conhecimento a mais do que é passado em sala de aula”, acredita a jovem.

Em 2016, Ana Paula conseguiu a nota de 820 pontos na redação do ENEM. Graças ao seu excelente resultado, hoje é universitária e cursa Fisioterapia.

Agnaldo Oliveira, que também foi um dos destaques em redação na edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio, com 840 pontos, relata que estar por dentro de tudo o que acontece no mundo é um grande diferencial. Segundo o jovem, “as notícias dos jornais ajudam o participante a desenvolver um pensamento crítico sobre os temas e formar a própria opinião”, esclarece.

Já a estudante Dhâmarys Biara de Oliveira Santos, da escola Professor Armando Gaban. Ela está na 2ª série do Ensino Médio e vai se inscrever como treineira. “Eu, pelo menos, sou uma pessoa que fica muito ansiosa. Então me antecipar e fazer o exame esse ano é um jeito de me preparar mais, saber como funciona, ter uma base mais concreta do que cai na prova e etc.. Assim, não ficarei tão nervosa no ano que vem e terei mais confiança”, explica a aluna.

A dica do aluno Matheus Santos, da escola Professor Ayrton Busch, em Bauru, é não se desesperar. “O pessoal fala que está com medo, mas o negócio é seguir as dicas que tenho visto aí pelas redes sociais, estudar e na hora da prova não ficar muito abalado, não ficar forçando a mente, pois isso pode prejudicar”, esclarece o futuro jornalista.