terça-feira, 13/03/2018
Notícia

#Aluno: saiba como aumentar o hábito da leitura

Pequenos exercícios podem transformar a prática em uma atividade mais prazerosa e aumentar a compreensão dos textos

Sabe quando você lê um trecho de um livro e quando acaba percebe que não entendeu nada do que foi lido? Isso acontece porque nem sempre estamos atentos ao que lemos. Mas existem algumas estratégias que nos ajudam a tirar maior proveito das mensagens contidas em cada palavra!

A prática leva a perfeição, então veja essas dicas e comece a praticar já!

Antes de iniciar o livro, os alunos devem responder algumas perguntas para despertar a compreensão natural e efetiva do assunto. Algumas questões que podem ajudar nessa etapa inicial são: com que intenção vou ler?, já sei algo sobre esse texto?, do que se trata, especificamente?, o que diz o título?.

Depois dessas perguntas, é a hora de, durante a leitura, formar opinião sobre o que está escrito. Algumas tarefas podem ser realizadas, como, por exemplo, formular hipóteses e fazer previsões sobre o texto, criar perguntas sobre a leitura, elencar dúvidas, reler as partes mais complexas e consultar um dicionário sempre que encontrar uma palavra nova.

E, para finalizar esse processo, algumas práticas após a leitura ajudam a fixar o assunto na mente. Para isso, faça um resumo sobre o que acabou de ler com os temas e as ideias principais. Além disso, é sempre importante relacionar o conteúdo do texto com os fatos que acontecem pelo mundo.

Sala de Leitura

Sala de Leitura é um ambiente pedagógico e multidisciplinar que costuma receber iniciativas de diversos docentes das unidades e oficinas de contação de histórias, clubes de leitura, teatros e jogos lúdicos. O espaço também é equipado com livros, jornais, revistas e conteúdo audiovisual, como DVDs e CDs.

Mais de 3 mil escolas estaduais já possuem Sala de Leitura. Mas esse número só tende a crescer. Todas as escolas já são inauguradas com esse espaço pedagógico que passou a fazer parte do projeto arquitetônico padrão para construção de novas unidades.