terça-feira, 30/06/2015
Pais e Alunos

Alunos da rede estadual disputam seletiva dos Jogos Escolares no Ibirapuera

Jovens de 12 a 14 anos de 28 escolas da capital estarão em competições de várias modalidades

Nessa segunda-feira, 29, e terça-feira, 30, as equipes formadas por alunos da rede estadual de ensino participam das finais da segunda fase regional dos Jogos Escolares de São Paulo 2015. Aberta para estudantes de 12 a 14 anos, em categorias feminina e masculina, de basquete, futsal, handebol e vôlei, os jogos acontecem no Ibirapuera e com entrada gratuita. As equipes classificadas representam 28 escolas da capital paulista. Em São Paulo, as modalidades fazem parte do currículo de todas as 5 mil escolas.

Os classificados terão vaga garantida na fase Inter Regional marcada para 10 e 11 de agosto, em Lindóia. Desde 2010, além dos esportes coletivos e populares, a Educação incorporou à grade o badminton, rugby, baseball, frisbee e thouukball.  A proposta de ampliar o acesso de crianças e jovens a outros esportes. Nos cadernos do Aluno e do Professor há instruções específicas para cada um dos jogos alternativos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os Jogos Escolares serão divididos em quatro categorias: pré-mirim, para nascidos entre 2003 e 2005, mirim, para adolescentes com até 14 anos de idade, infantil até 17 anos, e juvenil, para nascidos em 1997. O campeonato é uma realização do Governo de São Paulo com o apoio das Secretarias Estadual de Educação e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

A proposta da Educação é incentivar a prática de esportes e atividades físicas. Muitas escolas também mantêm equipes de basquete, vôlei, futebol  e atletismo e é celeiro para algumas seleções. É o caso da unidade Alexandre Von Humbolt, na zona oeste da capital paulista, onde estudam quatro atletas federados do rugby.