• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 08/09/2015
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Alunos da rede estadual elegem “O diário de Anne Frank” como livro preferido

Clássico de jovem judia recebeu a nota mais alta em lista com 50 títulos nacionais e estrangeiros

A Educação acaba de fechar os números de um levantamento sobre as preferências de leitura dos estudantes das escolas estaduais. Ao longo de dois meses, mais de 150 mil alunos participaram de uma consulta online, voltada ao Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O resultado revelou que o livro “O diário de Anne Frank”, lançado pela primeira vez em 1947, é o preferido dos estudantes da rede.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para chegar ao “top 10”, cada estudante indicou sua obra preferida em uma lista de 50 outros títulos nacionais e estrangeiros, entre romance, aventura, poesia e terror. O livro escrito pela jovem judia Anne, refugiada com a família em um porão durante a ocupação nazista em Amsterdã foi o mais pontuado da seleção. Todos fazem parte do acervo das bibliotecas das escolas estaduais e podem ser consultados ou ser fonte de empréstimo a qualquer momento.

Clique aqui e veja a lista dos livros preferidos dos alunos

Na rede estadual, os títulos avaliados na pesquisa também são utilizados em atividades extraclasses e em sala de aula nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. A indicação das obras variam de acordo com a faixa etária e o ciclo de ensino. Por causa da temática da Segunda Guerra, por exemplo, “O diário de Anne Frank” é sugerido a alunos da 2ª série do Ensino Médio. Já “O saci”, um dos clássicos de Monteiro Lobato e o segundo colocado do ranking, é sugerido a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.

O 7º ano, aliás, emplacou na lista outros dois títulos: “O meu pé de laranja lima”, de José Mauro de Vasconcelos e “O menino poeta”, escrito por Henriqueta Lisboa. Entre os estudantes do 8º ano, aqueles que receberam as melhores notas foram: “As aventuras de Pedro Malasartes”, de Hernani Donato e que ganhou uma versão para o cinema por Mazzaroppi; e “O poço do visconde”, também de Monteiro Lobato. Vale destacar ainda “A droga da obediência”, sucesso de vendas e crítica nos anos de 1980 e que até hoje atrai a atenção dos estudantes.

Ler e Escrever 

A Educação trabalha para ver plenamente alfabetizados todos os alunos da rede com até sete anos de idade. Para isso, conta com o programa Ler e Escrever, conjunto de ações voltadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos com o objetivo de promover a melhoria do ensino no Estado de São Paulo.