• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 09/03/2016
Agenda do secretário

Alunos da rede estadual ganham curso online e gratuito de mandarim

Organizado pela Universia, curso é destinado a estudantes do Ensino Médio e EJA

O idioma mais falado no mundo ganhará novos falantes. A Educação de São Paulo, em parceria com a Universia, disponibilizará o curso online de mandarim para os alunos da rede estadual. Aberto a estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as aulas são gratuitas e serão oferecidas pela plataforma online da Universia e contarão com suporte técnico.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Esse convênio para que os alunos da rede pública estadual aprendam mandarim é muito importante, pois nós estamos propiciando aos nossos alunos não só o conhecimento sobre o idioma, como a oportunidade de ingresso em uma das culturas mais tradicionais que existem no mundo, que é a da China”, disse o secretário da Educação, professor José Renato Nalini, durante a assinatura do convênio com a Universia, nesta terça-feira (8), na sede da Educação.

Língua oficial da República Popular da China e de Taiwan, o dialeto possui mais de 20 mil caracteres. Diferente do português, não há conjugação de verbos e os substantivos não são flexionados de acordo com o gênero. Outra diferença fundamental é a variação de tons capaz de mudar o significado completo das palavras.

O convênio, não oneroso com a rede estadual de São Paulo, prevê ainda o ensino da língua a partir da comunicação escrita e oral dos estudantes. Em sintonia com os outros cursos oferecidos pela Educação, o foco também é o acesso a expressões culturais e a história milenar do povo chinês.

“A Universia já é nossa parceira, desde 2013 foram ofertadas 25 mil licenças do curso de espanhol online, e agora, com o curso de mandarim, essa parceria só se reforça. O objetivo é ajudar o aluno a estudar cada vez mais, seja dentro da escola ou fora dela, por qualquer computador”, revela Ana Carolina Lafemina, coordenadora da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo.

Cursos extracurriculares online

Além do mandarim, a Educação oferece mais cinco opções de cursos extracurriculares. Todos são gratuitos, abertos 24 horas por dia e ficam disponíveis no site da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp). O acesso é livre para estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. Para efetivar o cadastro, basta informar o número do registro do aluno (R.A.). Na lista estão cursos de idiomas inglês, espanhol e Libras. Clique aqui e acesse os cursos.