• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 20/10/2016
Ensino Médio

Alunos da rede estadual paulista estão entre os 10 melhores em concurso artístico

“DNA e herança biológica” foi promovido pelo Instituto Biológico; quatro estudantes serão premiados

Quatro alunos da rede estadual paulista estão entre os 10 melhores do concurso artístico “DNA e herança biológica”, promovido pelo Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-tronco do IB/USP. Os estudantes foram avaliados em diversas expressões artísticas como música, poema, vídeo, desenho e escultura.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Paloma Cristiane Silva de Moraes, 17 anos, aluna da E.E. Professora Stella Couvert Ribeiro, de Ribeirão Preto, ficou em quarto lugar no concurso com o poema “DNA”, em que narra o dilema de uma jovem que, após engravidar, foi abandonada pelo pai da criança, tratando da importância do teste de DNA para o reconhecimento da paternidade.

“Eu queria fazer algo diferente e que tivesse um tema atual. Como gosto de escrever, optei pelo poema. Quando soube que estava entre as 10 melhores, fiquei muito feliz. Não consigo descrever a minha felicidade”, disse. É a primeira vez que a jovem participa de um concurso.

Para a realização do projeto, os alunos assistiram a um vídeo e fizeram uma intensa pesquisa sobre o tema. Com o auxílio da professora Rosimeire Pedroza, que acompanhou toda a elaboração do projeto, a escola teve, além de Paloma, mais uma aluna premiada.

Aline Soares Martins, do 3° ano do Ensino Médio, encontrou no desenho uma maneira de se expressar. “Eu adoro desenho e, com as aulas explicativas da professora Rosimeire, quando eu chegava em casa, ficava mais fácil colocar a ideia no papel”.

De acordo com Aline, em seu desenho, ela buscou mostrar a miscigenação presente no Brasil. “Em todo o nosso DNA tem um pedacinho de cada pessoa do mundo, aqui a gente tem um pouco das características de cada povo”, explicou.

Para a professora Rosimeire, não existe nada mais gratificante do que ver a felicidade dos alunos. “Foi uma surpresa para todos, mas nos preparamos para fazer o nosso melhor”, disse.

Katheleen Cristina Solano da Silva, aluna da E.E.Professor Almicare Mattei, de Marília, e William de Freitas Lesse, aluno da E.E. Professora Paulina Rosa, de Hortolândia, também tiveram seus trabalhos entre os 10 melhores colocados.

A solenidade de premiação dos estudantes ocorre nesta sexta-feira (21), no Instituto Biológico da USP. Os alunos receberão medalhas e certificado de participação.