segunda-feira, 19/09/2016

Alunos da rede estadual paulista representarão o Estado nos Jogos da Juventude

Campeões dos Jogos Escolares vão até João Pessoa; evento começa amanhã (20)

Uma comitiva formada por alunos da rede estadual de São Paulo desembarca nos próximos dias em João Pessoa, na Paraíba. A equipe é formada por campeões dos Jogos Escolares (JEESP) e vão representar o Estado na edição 2016 dos Jogos da Juventude. A lista inclui atletas do handebol, basquete, futsal, salto em distância, xadrez e outras modalidades. A abertura do campeonato, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, está marcada para esta terça-feira (20).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Uma das apostas da Educação e com chances de medalhas é Vitor Donizete, de 13 anos. Aluno da E.E. Professor Firmino Ladeira, em Mogi das Cruzes, Vitor venceu a prova dos 75 metros mirim do atletismo na fase estadual e vai tentar repetir o feito no nacional. O xadrez também terá representantes paulistas. A vaga ficou com a aluna Gabriele Helena, da E.E. Júlio César D’Elia, em Franca. Ela é a atual campeã da disputa individual no ritmo clássico, com 5 vitórias em 5 partidas.

No handebol masculino, o grupo classificado é o da E.E. Professor Wilson Roberto Simioni, na capital paulista. São 12 alunos no time. Esta é a primeira vez que os estudantes vão aos Jogos e a terceira participação da escola.

Estão ainda na lista: Hannaya (salto em distância) e Izabela (arremesso de peso), ambas da E.E. Benjamin Constant, em Osvaldo Cruz; Maria Luisa (80m com barreiras e revezamento 4x75m), da E.E. 9 de Julho, em Dracena; equipe de basquetebol feminino da E.E. Índia Vanuire, em Tupã; futsal feminino da E.E. João Gobbo Sobrinho, de Piraju; e João Villas Boas, campeão do arremesso de dardos, em Rio Preto.

Esportes na rede estadual

Além dos tradicionais jogos coletivos (futebol, handball e vôlei), as escolas da rede estadual paulista oferecem uma série de outras atividades. Entre as principais estão as aulas de baseball, frisbee, badminton, tchoukball e o próprio rugby. Na lista de orientações elaboradas pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), há ainda dicas de jogos de tabuleiros e raciocínio, noções e táticas de esportes (coletivos e individuais) e até o estudo de manifestações culturais, como o folclore e o hip hop.

A Educação ainda incentiva a prática de atividades físicas por meio de atividades como Agita Galera, Dia do Desafio e Jogos Escolares do Estado de São Paulo. Saiba mais aqui.