EJA - Educação de Jovens e Adultos

Alunos da rede estadual podem criar aplicativos em desafio sustentável

Projeto deve levar em consideração a preservação dos biomas do Estado de São Paulo

qui, 24.08.2017

Estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) podem participar de um novo concurso desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação. O Desafio agora é criar aplicativos que tenham como principal funcionalidade promover a conservação e preservação dos biomas do Estado de São Paulo. As inscrições para o concurso Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo podem ser feitas até 2 de outubro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para que os alunos possam participar do projeto é preciso, inicialmente, a adesão das escolas estaduais. Os grupos de criadores de um novo app podem ser formados por até cinco estudantes e devem ter a orientação de um professor da rede.

O projeto de um novo aplicativo deverá ser baseado em cinco temas geradores, que são: biodiversidade, água, energia, consumo e resíduos. Os estudantes podem, por exemplo, criar o protótipo a partir de uma problemática de seu cotidiano ou do entorno da escola em que estão matriculados.

A proposta é que os estudantes envolvam, ainda, a comunidade escolar e que, a partir deste diagnóstico, ampliem a consciência ambiental dos que estão inseridos em sua unidade de ensino. O reconhecimento dos biomas faz parte do currículo oficial do Estado para as aulas de geografia a partir do Ensino Fundamental.

Etapas do concurso

Na primeira etapa, as escolas têm até o dia 2 de outubro para elegerem até dois aplicativos representantes e encaminharem os projetos às 91 Diretorias de Ensino. Os melhores aplicativos da fase escola devem ser selecionados a partir de votação local, considerando a opinião de todo o grupo escolar. Importante: os aplicativos precisam ser testados. Após este período, as 91 regionais de ensino também terão que selecionar dois aplicativos representantes, a partir de avaliação de professores-coordenadores.

A fase regional termina em 20 de outubro, quando as DEs devem encaminhar seus projetos para a coordenação do concurso, que selecionará, então, os dez finalistas. Para a escolha do grande vencedor entre os melhores apps, a Pasta organizará uma votação online entre os dias 6 e 20 de novembro. O grande vencedor será divulgado até o dia 24 de novembro.

– Clique aqui acesse o regulamento

Atualizada em 24/08/2017 às 17h30