• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 02/09/2016
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Alunos da rede estadual visitam Bienal Internacional do Livro de SP

Evento termina no próximo domingo (4)

Um dos maiores eventos literários do planeta, a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo chega ao fim no próximo domingo (4). Palco de editoras, autores, escritores independentes, além de atividades interativas, o evento reuniu milhares de visitantes de todas as idades. E quem marcou presença foram os alunos da rede estadual paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Luís Otávio Gonçalves, José Germano, Breno Eduardo Ribeiro e Gilberto Modesto Junior, alunos da E.E. Comendador Emilio Romi, saíram de Santa Bárbara d’Oeste para poder prestigiar o evento. “Você estar nesse ambiente, conhecer livros, conhecer pessoas que escrevem os livros, é muito interessante, é muito legal de se ver”, afirma Luís.

“A leitura é importante porque com a leitura você adquire mais conhecimento, você conhece um mundo num livro”, conta José.

Quem também veio do interior para a Bienal foram os alunos da E.E. Professora Dinah Lucia Balestrero, situada no município de Brotas. Caio Alvaredo Lima, presidente do Grêmio Estudantil da unidade de ensino, acordou às 4h da manhã da última quarta-feira (1º), para se vestir igual ao personagem Coringa, personagem de história em quadrinhos. “Eu sempre gostei muito de cosplay, dessa turma que vem para evento grande fantasiado, caracterizado, e a Bienal do Livro disponibiliza esse espaço para nós”, conta o estudante.

Familiares também estiveram presentes na Bienal do Livro. É o caso de Cristina de Oliveira Souza, mãe da pequena Maria Eduarda, aluna da E.E. Anna Lamberga Zeglio, de Guarulhos. “Ler é minha vida porque lendo você aprende muitas palavras e também flutua no mundo”, conta a aluna.

“A Maria Eduarda gosta muito de ler e nós, como pais, incentivamos esse hábito comprando livros para ela ler”, conta Cristina.

Estímulo à leitura nas salas de aula

Para estimular a leitura nas salas de aula da rede estadual paulista, a Secretaria da Educação oferece aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) as Salas de Leitura, espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que incentiva a leitura e apoia o currículo escolar.

Nesses espaços, são oferecidos livros, jornais, folhetos, catálogos, vídeos, DVDs, CDs, além de orientações para pesquisa e letramento informacional. Um levantamento realizado pela Educação no último semestre revelou as preferências de leitura dos estudantes das escolas estaduais. De acordo com os 150 mil voluntários que participaram da consulta online, o livro “O diário de Anne Frank”, lançado pela primeira vez em 1947, é o preferido.