quinta-feira, 03/04/2014
CEL

Programa de intercâmbio internacional já recebe inscrições de alunos da rede estadual

Estudantes terão oportunidade de conhecer e estudar em países europeus. Inscrição vai até dia 8

Estão abertas as inscrições para o programa de intercâmbio da Educação, que oferece aos jovens da rede estadual a oportunidade de estudar durante 20 dias em outros países. Neste ano, os alunos poderão viajar para Espanha, Inglaterra e França. Os jovens interessados em participar da iniciativa podem fazer a inscrição até o próximo dia 8.

– Faça aqui sua inscrição

Para fazer sua inscrição, o aluno deve informar, no campo “acesso”, o número de RA (Registro do Aluno) completo, incluindo o dígito, seguido por “SP”. No campo “senha”, é preciso informar a data de nascimento completa, sem barras, com os quatro dígitos do ano.

– Confira aqui o edital do programa

A prova do processo seletivo acontecerá dia 13 de abril. Podem concorrer os 22 mil alunos das escolas estaduais que estão matriculados em qualquer estágio do curso de inglês ou a partir do nível II de francês ou espanhol em um Centro de Estudo de Línguas da rede.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

São exigidos ainda requisitos como frequência mínima de 75% nas aulas de idioma e ter alcançado média igual ou superior a 7 em Língua Inglesa nos quatro bimestres do curso de Ensino Médio no ano letivo anterior ao de realização da prova.

Ao todo, são oferecidas 219 vagas, sendo 20 para França, 60 para Inglaterra e outras 139 para Espanha. Para a realização do intercâmbio, a Educação oferece todo o suporte necessário, desde o trâmite para a emissão de documentação, até transporte, alimentação e estadia. Além das aulas em centros de ensino, os estudantes também farão passeios culturais monitorados, tudo sem custo.

Em 2013, na primeira edição do projeto, 356 alunos desfrutaram da experiência de estudar na Argentina, França e Inglaterra. Conheça alguns jovens que participaram do programa.

Cursos gratuitos de 7 idiomas

Os Centros de Estudos de Línguas (CELs) proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Ao todo, são seis módulos semestrais e, após o término, o participante recebe o certificado de conclusão.

Atualmente, a Educação conta com mais de 200 CELs, que oferecem aula de sete idiomas diferentes, entre eles espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, japonês e mandarim.