• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/09/2002
Últimas Notícias

Alunos da rede pública estadual participam da 7ª mostra da estação ciência

Nos dias 26 e 28 de setembro, alunos e professores da EE Dona Idalina Macedo Costa Sodré, localizada em São Caetano do Sul, estarão participando da 7a Mostra de Material […]

Nos dias 26 e 28 de setembro, alunos e professores da EE Dona Idalina Macedo Costa Sodré, localizada em São Caetano do Sul, estarão participando da 7a Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências/2002, tendo como tema Conhecimento Científico e Vida Cotidiana. O evento acontece na Estação Ciências com entrada franca. Os trabalhos apresentados pelos alunos, de 5a a 8a série do Ensino Fundamental e Ensino Médio da escola são um referencial das atividades realizadas pela rede pública estadual de ensino de São Paulo.

No estande da Secretaria de Estado da Educação na 7a Mostra, os alunos da unidade escolar irão expor diversos materiais de pesquisa desde o CD Rom apresentando todos os trabalhos desenvolvidos pela escola, até plantas carnívoras e aquários com rãs e sapos, entre outros. O objetivo é a apresentação de um rico material produzido pelos estudantes, integrando todos os recursos tecnológicos e pedagógicos para compartilhar os resultados das pesquisas com as demais escolas e visitantes do evento.

O trabalho Crescimento da Rã e as Proteínas na sua Alimentação, desenvolvido pelos alunos, estuda a metamorfose de um girino até sua fase adulta, além de analisar as influências da diferenciação da alimentação em seu desenvolvimento. Semanalmente são analisados peso e medida de 10 girinos. Metade desses girinos vivem em um aquário que possui substância hormonal e o restante vive em aquário sem substância. Além desta análise, também são feitas experiências com a alimentação, variando-a entre larvas, baratas, minhocas e roedores. Já o trabalho Plantas Carnívoras Belas, Sedutoras e Fatais tem como objetivo estudar as espécies de plantas, sua evolução, os conceitos básicos de Botânica, utilizando mudas de plantas carnívoras. As pesquisas são realizadas quatro dias por semana.

CLONAGEM E MEIO-AMBIENTE

A escola também realiza o projeto Clonagem: Problema ou Solução para a Natureza. O experimento desenvolve a reprodução assexuada de plantas como dálias e violetas. As pesquisas dentro dessa área revelam a importância da biodiversidade e os benefícios da reprodução assexuada e como é possível utilizar tal método para o reflorestamento.

A questão do meio-ambiente também é abordada no trabalho O Planeta Água. Este projeto faz uma abordagem social e científica sobre a questão da água, envolvendo os problemas relativos à sua degradação e buscando soluções para tal questão. São realizadas medições para indicar graus de poluição de um rio ou córrego, levando em conta parâmetros como temperatura, teor de amônia, de coliformes fecais etc. Com os estudos relacionados à água, os alunos da EE Dona Idalina Macedo Costa Sodré aprendem a utilizar, da melhor maneira possível, os recursos naturais.

Todos os projetos são desenvolvidos pelos alunos, orientados por professores das mais diferentes disciplinas, e têm como meta colocar o estudante em contato com a realidade em que vive, a fim de que possa reconhecê-la para confiar nas suas possibilidades de atuação junto ao seu meio, além de favorecer a formação da mentalidade científica nos jovens.

Local: Estação Ciências, Rua Guaicurus, 1274/1394, Lapa, São Paulo

Datas e horários: 26 de setembro das 10 às 18 horas

28 de setembro das 12 às 18 horas