• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 26/07/2017
Ensino Fundamental

Alunos de Barretos vencem concurso “Especial – Lygia Fagundes Telles”

“Grupo Literário”, da E.E Profª Darcy Silveira Voz, ganhará uma visita à Academia Paulista de Letras

O concurso “Especial – Lygia Fagundes Telles” já tem um vencedor. Com um total de 2.355 votos, o primeiro lugar ficou com o trabalho feito pelo “Grupo Literário”, formado por estudantes da E.E. Profº Darcy Silveira Vaz, da Diretoria de Ensino de Barretos. O segundo mais votado recebeu 1370, e o terceiro obteve 770 votos. No total, foram 6.346 participações na votação online, encerrada em 17 de julho. O grupo vencedor receberá certificado e uma visita à Academia Paulista de Letras.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O concurso envolveu alunos e alunas do Ensino Fundamental – anos finais e do Ensino Médio da rede estadual. A iniciativa teve como desafio incentivar a pesquisa de vida e obra da escritora e integrante das Academias Paulista e Brasileira de Letras, Lygia Fagundes Telles.

Os alunos exploraram diversas fontes virtuais ou não, discutiram, trabalharam em grupo e produziram um vídeo de até dez minutos. O trabalho que começou na escola passou pelas Diretorias Regionais de Ensino e chegou à etapa estadual. Por fim, uma comissão de especialistas selecionou 10 (dez) vídeos para a votação aberta online.

Para contar a história e vida da autora, as equipes utilizaram recursos como fotos, desenhos, vídeos documentais, encenações de contos, entrevistas e o ‘draw my life’, quando o roteiro é contado com ajuda de desenhos.

Imortal da Academia de Letras

Lygia Fagundes Telles é uma das mais importantes escritoras brasileiras. Imortal da Academia Brasileira e Paulista de letras, são mais de 30 romances e contos publicados, além de uma indicação ao Prêmio Nobel de Literatura. Suas obras já foram adaptadas para a televisão e teatro e traduzida para países como França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Suécia, República Checa e Espanha.