• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 12/12/2012
Imprensa

Alunos de escola de ensino integral apresentam feira cultural amanhã em São José do Rio Preto

211 estudantes da Escola Estadual Professora Amira Homsi Chalella apresentam os resultados das disciplinas eletivas no encerramento das atividades escolares      Amanhã (13/12), os 211 alunos da Escola Estadual Professora Amira […]

211 estudantes da Escola Estadual Professora Amira Homsi Chalella apresentam os resultados das disciplinas eletivas no encerramento das atividades escolares     

Amanhã (13/12), os 211 alunos da Escola Estadual Professora Amira Homsi Chalella, uma das 16 unidades que aderiram neste ano ao novo modelo de ensino integral, promovem apresentações e palestras (veja a programação abaixo). O evento acontece das 9h às 12h30 na escola, localizada em São José do Rio Preto.

A ação, que é aberta à comunidade, tem como objetivo expor o resultado dos trabalhos realizados pelos estudantes nas disciplinas eletivas, escolhidas de acordo com o objetivo de cada aluno.

“Durante todo o ano letivo os alunos desenvolveram seus projetos de vida com as disciplinas eletivas, o que garante a eles uma formação sólida para o mundo profissional. Por isso é muito importante acompanhar o resultado desse trabalho, que é tão importante para a vida escolar e pessoal dos alunos”, afirma Valéria Souza, responsável pelo programa na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

A Escola Estadual Professora Amira Homsi Chalella fica na rua Luis Figueiredo Filho, 1273, Vila Nossa Senhora do Bonfim.

Sobre o ensino integral

No novo modelo, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola vai definir quais serão elas, de acordo com o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.


Programação

Das 9h às 12h30

Palestra: Atualidades – como argumentar

Apresentação: Diversidade musical

Palestra: Introdução à robótica

Apresentação: Jovens empreendedores

Palestra sobre Moda

Palestra sobre biodiversidade: Os 3 R’s

Palestra sobre sexualidade