• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 07/08/2003
Últimas Notícias

Alunos de escola estadual expõem telas para a comunidade

Trinta quadros ficam por 22 dias na Casa de Cultura de Interlagos De 7 a 31 de agosto, trabalhos de pintura em tela produzidos por 280 alunos do primeiro ano […]

Trinta quadros ficam por 22 dias na Casa de Cultura de Interlagos

De 7 a 31 de agosto, trabalhos de pintura em tela produzidos por 280 alunos do primeiro ano do Ensino Médio da EE Prof. José Vieira de Morais compõem a exposição “Conceito e Imaginação”. Nos quadros, os grupos de alunos procuraram articular conceitos básicos da Geometria em uma composição artística livre.

Na escola da zona sul da Capital, a iniciativa tem a coordenação da professora de Educação Artística Cláudia Regina de Paula. “Não é um trabalho de reprodução das técnicas cubistas de pintura. A proposta é de apropriação dos conceitos que norteiam a criação de formatos geométricos pela imaginação de cada um”. O exercício de criação exigiu boa dose de abstração. “O objetivo foi trazer para o concreto o resultado da imaginação”, reforça a professora.

Enquanto as aulas teóricas do segundo bimestre abordavam elementos básicos da Geometria, como a linha, a reta, o círculo e o arco, a produção das telas permitia aos jovens recriar livremente o conteúdo apreendido em sala de aula. Segundo a professora Claúdia, os demais professores perceberam que aumentou a preocupação dos alunos em relação ao resultado estético dos trabalhos de uma forma geral.

Os estudantes produziram seus quadros do começo ao fim: escolheram as ripas para a armação da tela, compraram o pano de preço mais acessível e de melhor adequação para pintura e usaram tinta látex branca com corantes para criar tons variados. Os alunos trabalharam em grupos de até cinco pessoas para diluir os custos e viabilizar a aquisição do material com a ajuda de todos.

No dia do lançamento da exposição, a escola promoverá um coquetel para cerca de 200 pessoas, entre alunos, pais e comunidade, a partir das 19h30, na Casa de Cultura de Interlagos.

Serviço:

Exposição “Conceito e Imaginação”

7 a 31 de agosto de 2003

Casa de Cultura de Interlagos

Rua Padre José Garzotti 545 – Cidade Dutra

Secretaria de Estado da Educação

Assessoria de Imprensa

Tel.: (11)3218-2063 / 2062 / 2055