segunda-feira, 18/08/2003

Alunos de Escola Estadual se formam no curso de “Padaria Artesanal”

Mais de 90 alunos concluíram a primeira turma do curso Mais de 90 alunos da Escola Estadual Vereador Durval Evaristo dos Santos, em Itaquaquecetuba, receberam no domingo, dia 17, os […]

Mais de 90 alunos concluíram a primeira turma do curso

Mais de 90 alunos da Escola Estadual Vereador Durval Evaristo dos Santos, em Itaquaquecetuba, receberam no domingo, dia 17, os certificados de conclusão do curso de “Padaria Artesanal”, que ensina a confecção de pães, além de noções de higiene, ética e cidadania. Foi a formatura da primeira turma do projeto, evento que teve as presenças do Prefeito de Itaquaquecetuba, Mário Luiz Moreno (PMDB), da 1.a dama, Marilda Azevedo Moreno, e do Dirigente de Ensino Edgar Maurício de Santana, representando a escola e a comunidade.

A EE Vereador Durval Evaristo dos Santos é uma das 400 escolas que foram beneficiadas com a “Padaria Artesanal”. Assim como todas as outras unidades, recebeu um kit composto por forno, botijão de gás, liquidificador, batedeira, balança e assadeiras.

O projeto é fundamental para o desenvolvimento do “Programa Escola da Família”, a partir do momento em que as padarias podem ser utilizadas como forma de proporcionar cursos de qualificação para alunos, pais e comunidade, gerando oportunidades para o mercado de trabalho.

Os alunos aprenderam  a preparar bolos, pães, doces, salgados em geral, além de confeccionar embalagens, congelar alimentos e vender os produtos. Cinquenta por cento dos alunos já estão comercializando o que produzem, sendo que 20 integrantes estão se organizando para montar uma cooperativa.

A aluna Débora, uma das formandas, sofria de depressão devido a sérios problemas pessoais e familiares. “Hoje sou uma pessoa  alegre, sem depressão e produtiva”. Para outra aluna, Quitéria, não foi diferente . “Estava passando por problemas gravíssimos de desestruturação familiar e o curso mudou minha vida”, relata.

Distribuição de kits

Em todo o Estado já foram distribuídos três mil kits das padarias artesanais desde o início do programa, há dois anos, para 1.700 entidades cadastradas no Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de SP): 638 fundos municipais, 54 unidades da Febem, 147 assentamentos, 15 comunidades quilombolas, além de unidades habitacionais da CDHU, hospitais, presídios, entre outros.

Pelo programa de panificação já foram capacitados 1.918 agentes multiplicadores. Desses, 600 fizeram o curso na Capital e 1.318, no Interior

Paola Martins