• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 05/11/2014
Boas Práticas

Alunos de Pirassununga são destaque em concurso de redações de emissora de TV

Objetivo do concurso é criar o hábito de ler e escrever nos alunos

A leitura ajuda a formar cidadãos conscientes. Dessa forma, para incentivar o hábito de ler e escrever “em busca de um mundo melhor”, a EPTV, filiada da Rede Globo, organiza, anualmente, o Concurso de Redação, voltado para estudantes do 2º ao 9º ano. E na edição deste ano quem fez bonito foram os alunos da Diretoria de Ensino de Pirassununga, município do estado de São Paulo. Ao todo, foram 10 redações premiadas com o tema “Como construir o mundo que queremos?”, proposto pela emissora.

– Confira aqui a lista das escolas premiadas

Na escola estadual Professor Queiroz Filho, Mauro Madella Junior, 1º colocado no concurso com a redação “Receita para um mundo melhor”, conta que quase caiu da cadeira ao saber que tinha sido o campeão: “No dia da divulgação a EPTV veio até a escola. Lá, nós assistimos o jornal e, quando vi meu nome na primeira colocação, pulei da cadeira de tanta felicidade”, revela.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Mas a trajetória não foi fácil. “Quando o projeto da EPTV chegou a nós, a professora de português começou a discutir, em sala de aula, o tema proposto pela televisão. Neste sentido, eu fiz um artigo de opinião sobre o tema, porém, havia ficado muito grande, pois o limite do texto para o concurso era de até 25 linhas. A partir dos conhecimentos em língua portuguesa que a professora nos passou, fiz outro texto em cima do artigo. Selecionei 9 ingredientes que achei pertinentes para um mundo melhor e fiz a receita. Desta vez, deu certo”, conta.

Como prêmio pela conquista, o campeão de Pirassununga levou para casa uma televisão HD. O professor responsável pelo aluno ainda ganhou a assinatura anual da revista Terra da Gente, publicação da EPTV. Já a escola foi premiada com um aparelho de data show.

Para Mauro, não há premiação alguma que pague a felicidade de ter o trabalho reconhecido: “O ganho não foi só material. Ficar em primeiro lugar e ter o texto reconhecido por todos elevou muito minha autoestima. Eu acho muito legal a televisão abrir esse espaço para o aluno falar sobre determinado assunto”, finalizou o campeão.