• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 17/10/2014
Bolsa

Alunos da rede pública podem se inscrever para bolsas de estudos nos EUA

Inscrições vão até às 12h do dia 20 de outubro

Estão abertas as inscrições para os alunos do Ensino Médio da rede pública concorrerem a dez bolsas de estudos integrais para os Estados Unidos, com embarque previsto para agosto de 2015. A ação é realizada pela AFS Intercultura Brasil, organização voltada para a promoção de intercâmbios culturais.

O estudante terá a oportunidade de passar um ano letivo no exterior, vivendo em uma casa de família. Os interessados devem realizar as inscrições pela internet até às 12h do dia 20 de outubro.

– Faça sua inscrição

Para participar, os candidatos devem ter nascido entre 12 de abril de 1997 e 12 de agosto de 2000, possuir renda familiar de até seis salários mínimos, estar cursando o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, ter excelente desempenho acadêmico, especialmente em matérias de exatas, e possuir nível de inglês intermediário ou avançado, além de participar de uma prova de proficiência em inglês. O candidato também não poderá ter sido reprovado em nenhuma série e não poderá estar cursando o último ano do Ensino Médio no momento da inscrição.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A bolsa de estudos inclui todas as passagens aéreas, transporte entre casa e escola, hospedagem e alimentação em casa de família voluntária, material escolar, seguro de saúde, ajuda de custo de US$ 120 por mês durante a experiência, entre outros itens. Esta é a 4ª edição do projeto.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto de quatro etapas. A primeira consiste em uma prova online composta por 15 questões de múltipla escolha de matemática e 15 de inglês, assim como uma redação em inglês. A segunda etapa envolve uma seleção regional que inclui um teste de proficiência em inglês. A terceira é o preenchimento de formulários online e a última é uma visita à casa dos finalistas e seus familiares. O resultado final será divulgado no site AFS Intercultura Brasil no dia 15 de janeiro de 2015.

Até 2016, o programa terá oferecido 50 bolsas de estudos integrais para estudantes do Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Malásia e África do Sul. O também programa promete trazer ao Brasil, em 2015, 12 estudantes americanos.