segunda-feira, 09/05/2016
Pais e Alunos

Alunos do Fundamental podem apresentar projetos para melhorar o Brasil

Programa Plenarinho é aberto a crianças do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Os estudantes da rede estadual de São Paulo vão contar em Brasília os planos de um país melhor. Essa é a proposta do programa Plenarinho, organizado pela Câmara Federal dos Deputados, que convida crianças e jovens da rede pública a criar um projeto de lei inédito. O concurso é aberto a estudantes matriculados do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e as inscrições online seguem até 1º de julho. Saiba mais aqui.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A ideia da iniciativa é simular a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara e no Plenário. Eles fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados pelas crianças. O encontro está marcado para outubro.

Em 2015, foram elaborados mais de 100 projetos de lei. Entre os temas propostos estão captação alternativa de lixo orgânico, combate à obesidade infantil, internet livre e bases comunitárias. Além do envio de projetos de leis, as escolas também podem levar turmas a Brasília. Os grupos devem ser formados por até 40 alunos. As despesas ficam por conta da escola.

Escolas têm aulas de assembleia

Em São Paulo, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental as crianças já participam de vivências democráticas nas aulas de assembleia. Nesses encontros, os estudantes têm espaço para expor as opiniões, fazer críticas e propor sugestões. Eles são ainda responsáveis pelas decisões e também por fazer as atas. Além das reuniões em sala de aula, a cada 15 dias, os diretores recebem dois líderes de cada classe. A proposta é que na semana seguinte os próprios estudantes passem o feedback para a turma.