• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 16/03/2017
Boas Práticas

Alunos do litoral realizam trabalho de conscientização ambiental e são premiados pela USP

E.E. Ottoniel Junqueira, de Peruíbe, venceu o prêmio Ecossistemas Costeiros

Neste 16 de março é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data foi criada para chamar atenção sobre a questão e também para a necessidade de ações que reduzam o impacto dessas mudanças sobre o planeta. Os alunos da E.E. Ottoniel Junqueira, de Peruíbe, entenderam a importância da sustentabilidade e cuidado com o Meio Ambiente e participaram do Prêmio Anual Projeto Ecossistemas Costeiros, do Instituto de Biociências e do Parque CienTec da USP (Universidade de São Paulo) que desenvolve atividades ligadas ao estudo e conservação desse tipo de ambiente.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No programa, a unidade de ensino ficou em primeiro lugar na modalidade melhor vídeo de escolas públicas sobre mudanças climáticas globais. O vídeo foi selecionado por uma comissão julgadora constituída por especialistas da universidade no tema.

“Esse trabalho foi graças à parceria da escola com o  Programa de Educação Ambiental (PEA), do Mosaico de Unidades de Conservação Juréia Itatins (MUCJI). Trabalhamos junto com o professor e doutor, Flavio Berchez, do Instituto de Biociencias da USP. Esse profissional capacitou nossos professores nos temas ciclo do carbono e fluxo de energia, que transmitiram os conhecimentos aos alunos. A partir disso os jovens foram a campo, sempre em grupos de cinco alunos, e foram desafiados a produzir um vídeo de até três minutos sobre o assunto”, destaca Hélio Cardozo, professor coordenador da escola.

Os alunos responsáveis pela produção do vídeo ganharam um tablet, cada um, além do certificado de participação do prêmio. Já os professores responsáveis pela orientação receberam certificados. Além deles, o jovem Paulo Henrique Ramos dos Anjos, também da unidade de ensino, recebeu menção honrosa especial por ter apresentado um rap sobre mudanças climáticas no IV Seminário de Educação Ambiental de Peruíbe.

Educação incentiva ações pedagógicas no campo da sustentabilidade

Sustentabilidade, valor econômico e o impacto ambiental foram os resultados atrelados ao projeto vencedor da última edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais. Batizado de “Comigo-ninguém-pode, muito menos o Aedes”, Leandro Leomar Borges Rastelli, da E.E. Afonso Cáfaro, de Fernandópolis, propôs a formulação de um inseticida criado a partir da planta para o combate ao mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. 

Em segundo lugar, ficaram os alunos da E.E Newton Câmara Leal Barros, da região de Taubaté, com o “Telhado Verde Filtrante Sustentável”, que consiste no uso da cobertura verde para captação da água da chuva e na melhoria do conforto térmico das residências.

Os alunos da E.E Profª Maria Santana de Almeida, de Registro, levaram o terceiro lugar na disputa, com a produção de um tijolo à base de fibra de bananeira e papelão. De acordo com os alunos desenvolvedores do projeto, trata-se de um tijolo que leva menos tempo para ser produzido e com custo menor de produção do que os tijolos convencionais. O prêmio de “Revelação” da rede ficou com Jonathan Felipe da Silva Santos, ex-interno da Fundação Casa na região de Araçatuba, que criou um composto para correção da acidez do solo feito à base de resíduo de giz. Saiba mais aqui.