• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 15/05/2015
Escola de Tempo Integral

Alunos dos Anos Iniciais contam com aulas para lidar com as emoções

Ação é oferecida pelo Novo Modelo de Ensino Integral, presente nas escolas em 2015

A Educação mantém uma grade inovadora nas escolas da capital e interior que estrearam em 2015 no novo programa de Tempo Integral. As unidades que atendem crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental oferecem, além das disciplinas regulares previstas na base curricular, aulas pioneiras como ‘Educação Socioemocional’, ‘Assembleia’, ‘Linguagem Artística’, entre outras.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Nas aulas de educação socioemocional, por exemplo, programadas para ocorrerem uma vez por semana, os professores são capacitados com base em uma metodologia da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O método propõe dinâmicas e brincadeiras que estimulam a boa convivência com a diversidade, respeito ao próximo, reconhecimento das potencialidades e também formas de lidar com sensações de estresse, frustração, alegria, entre outros. Desde o início do ano, já é possível identificar diminuição de casos de indisciplina, maior vínculo entre aluno e professor e crianças com comportamento mais engajado.

A educação socioemocional faz parte de uma metodologia que estabelece que a alfabetização seja conduzida com a oferta de atividades pedagógicas lúdicas que incentivam desde cedo o desenvolvimento de um projeto de vida, da iniciação científica, da música, do teatro e da formação de lideranças. Os conteúdos, articulados à Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, fortalecem o desenvolvimento de habilidades e a autonomia entre os participantes.

“O Novo Modelo de Tempo Integral coloca em prática um currículo inovador que está alinhado às necessidades contemporâneas e ao novo papel desempenhado pelas escolas. A experiência nessas 17 unidades pioneira servirá para expandirmos as estratégias de êxito as outras escolas da rede”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

A implantação do modelo para os Anos Iniciais integra os planos da Educação em ampliar a permanência das crianças e dos jovens nas escolas. Este ano são 492 escolas com jornada igual ou superior a 7 horas que atendem 130 mil alunos. O número é 64% maior do que o registrado em 2012, quando 79 mil foram beneficiados.

Currículo Inovador

No Novo Modelo de Tempo Integral, os alunos têm acesso, além das disciplinas regulares, a aulas eletivas que dialogam com o universo dos estudantes e promovem a iniciação científica, a formação acadêmica e a realização de um projeto de vida. Já os professores atuam em regime de dedicação exclusiva e, por isso, ganham uma gratificação de 75% sobre o salário base.