• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 13/12/2016
Ensino Médio

Alunos falam como foi representar São Paulo no Parlamento Jovem Brasileiro 2016

Estudantes foram a Brasília, onde puderam atuar como parlamentares

“Eu vejo que os jovens têm, cada vez mais, espaço dentro da política, e que eles podem praticá-la com seus ideais, trazendo modernização”. A frase é da estudante Nayara Alessandra Feliciani. No mês de setembro, a aluna da E.E Dona Noêmia Dias Perotti participou do seleto grupo de 77 estudantes de escolas públicas de todo Brasil que participaram do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, iniciativa que leva os jovens para atuarem como parlamentares na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Ao todo, São Paulo teve 11 representantes no programa. Na capital federal, os jovens “apresentaram” projetos de lei para a melhoria do país. “Eu busquei fazer um projeto que visasse a integração dos cadeirantes na sociedade. Meu trabalho cita que os produtos têm que ser organizados no supermercado de modo que os cadeirantes consigam pegar sem qualquer esforço”, destaca Karina de Oliveira Cândido, aluna da E.E. Professor José Pinto do Amaral

“Foi a primeira vez que eu viajei para Brasília e me apaixonei pela cidade, não só pelos pontos turísticos, mas pelas pessoas que estiveram do nosso lado, seja os coordenadores, amigos e colegas que trabalharam juntos”, destacou Matheus de Jesus Silva, aluno da E.E. Professora Maria Petronila Limeira dos Milagres Monteiro.

Para chegar até Brasília, o aluno utilizou o próprio interesse em Administração Pública para propor um projeto de lei que regulamenta a criação de Parcerias Público-Privadas (PPP) entre instituições ensino. A iniciativa visa oferecer bolsas de estudo em instituições privadas a estudantes de bom desempenho escolar. “Com esse projeto nós podemos buscar o melhor que tem no setor público e no privado para unir forças e, assim, tornar a educação de nosso país melhor”, conclui.

“A gente pode fazer a diferença, podemos mudar o nosso meio social”, destaca Lídia de Souza Carvalho, aluna da E.E Professor Antonio Terezio Mendes Peixoto.