• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 11/09/2013
Pais e Alunos

Alunos conhecem profissões e promovem feira sobre o tema em escola da Grande São Paulo

Estudantes da E.E. Anecondes Alves Ferreira, em Diadema, são os protagonistas do projeto

Até quinta-feira (12), a E.E. Anecondes Alves Ferreira, localizada em Diadema, será tomada por palestrantes, profissionais e alunos que participarão do Projeto Profissões. O evento, que começou nesta terça-feira (10), acontece das 19h às 22h30. 

Por trás do Projeto Profissões estão os próprios alunos do Ensino Médio da escola. Foram eles que convidaram os palestrantes e organizaram o evento, que já está na quinta edição. “Os alunos são os protagonistas. Eles cuidam da logística, do marketing e fizeram o site do projeto”, explica Marcelo Cruz, professor de filosofia e história, e idealizador da ação. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para realizar o evento – que dura três dias – os alunos fazem um trabalho prévio, ou seja, vão até as universidades, conhecem um pouco mais sobre as profissões e convidam professores dessas instituições a irem à escola. “O pessoal da Escola Politécnica da USP é nosso parceiro e sempre participa”, conta. 

Para este ano, estão previstos cerca de 60 palestrantes. Cada conversa ocorre dentro de uma sala de aula. Os alunos, ao chegar à escola, veem no telão quais palestras irão acontecer e escolhem quais assistir. 

Além de levar docentes, algumas universidades montam estandes no local.  O evento é aberto a outras escolas da região. “Ano passado, além dos nossos 760 alunos do Ensino Médio, recebemos outros dois mil visitantes”, contabiliza. 

O objetivo do educador Marcelo com ação é que os alunos percebam que o aprendizado vai além da educação básica, além de fomentar o pensamento científico. “Como sou professor de história, expliquei a eles a situação da Alemanha no pós-guerra e todos notaram que a educação foi um dos motores daquele país para sua reconstrução”, explana o educador.

#album[2442]down#