• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/06/2015
Escola da Família

Alunos podem vivenciar primeira experiência de trabalho nas escolas estaduais

Educação convoca estudantes para que atuem como empreendedores aos finais de semana

Os alunos da rede estadual podem ter a primeira experiência no mundo do trabalho, nas escolas estaduais. Por meio do programa Escola da Família, os estudantes do Ensino Médio poderão atuar como empreendedores, promovendo atividades culturais e esportivas com o público. Os interessados, que já participaram do processo seletivo, têm até esta quarta-feira (24) para escolher a unidade onde vão estagiar. Ao todo são 500 vagas disponíveis.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os selecionados estão à frente, aos sábados e domingos, de atividades sociais, culturais e esportivas nas escolas. No programa, mantido pela Educação desde 2013, os alunos recebem por mês uma bolsa auxílio e vale transporte. Atualmente, os valores são de R$ 340 e R$ 52, respectivamente. Em troca, eles têm a missão de criar e tirar do papel projetos com o foco na comunidade que frequenta uma das 2,3 mil unidades do Escola da Família no Estado. O contrato tem duração de 1 ano.

Depois do processo de escolha, os candidatos têm entre 27 e 28 de junho para visitar as escolas e confirmar a participação. A previsão é que os estágios tenham início em 25 de julho, quando retornam as atividades do Programa após o período de recesso do meio do ano. A jornada de trabalho é de seis horas diárias.

Os alunos Bruno Rosa e Karine Zacarias, da E.E. Professora Júlia Bretas, em Apiaí, estão entre os participantes. Enquanto Bruno é responsável pela oficina de xadrez, que é um ótimo aliado da Matemática e ajuda a traçar estratégias, Karine se dedica às rodas de leitura. É a jovem quem seleciona os livros e lê em voz alta para o público bem heterogêneo formado por crianças e até idosos.

“Hoje cerca de 840 empreendedores já desenvolvem projetos nas Escolas da Família. Sempre com a supervisão de educadores da rede, eles dão andamento a oficinas de brincadeiras, curso de violão, inglês e até campeonato de jogos virtuais. O programa é, para muitos, a primeira experiência com o mundo de trabalho. Por isso, incentivamos o protagonismo desses jovens”, explica Wilson Tarso, coordenador do programa Escola da Família.