• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 29/10/2014
Boas Práticas

Alunos promovem experimentos científicos e criativos em escola de Araçatuba

Projetos foram expostos em feira multidisciplinar, realizada pela escola nos dias 20 e 21

Outubro é considerado o mês da Ciência e Tecnologia. E, para comemorar, a escola estadual Professora Purcina Elisa de Almeida, localizada na cidade Araçatuba, organizou uma feira multidisciplinar, em que os mais de 600 alunos do Ensino Fundamental e Médio mostraram ao público os mais diversos experimentos nas áreas de Química, Física, Biologia e Geografia.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entre os inúmeros projetos, destacaram-se dois. Com pedaço de madeira, fios, arame e bateria, os alunos criaram um labirinto elétrico. Funciona assim: o polo negativo era ligado em um fio. Em seguida, era a vez do polo positivo ser ligado em dois interruptores, à sirene e ao led. A partir disso, o arame captaria a energia que vem da chave, ligando automaticamente os dois interruptores. O objetivo era reproduzir os efeitos de luz, movimento, aquecimento e som.

Outro projeto que se destacou foi a criação de uma areia movediça, feita pelos alunos com mistura de amido de milho e água. O objetivo era estudar a densidade e partícula do material a partir do toque dos visitantes no material.

“O objetivo principal da feira era despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado em ciências e tecnologia, sendo protagonista do próprio conhecimento, ou seja, a ideia era de que eles corressem atrás de todo o processo. Por isso, deixei livros sobre diversos temas de ciência para os alunos pesquisarem. Creio que o objetivo principal foi atingido”, revela o professor Marco Antonio de Sousa.