segunda-feira, 12/09/2016
Boas Práticas

Estudantes criam jornal para divulgar as principais atividades da escola

“O nosso jornal é para as crianças”, afirma Julia Silva Martins

O dia 31 de agosto foi uma data muito especial para os alunos do Ensino Fundamental, da E.E. Henrique Dumont Villares. Com a escola toda decorada, alunos, professores e gestores realizaram uma grande festa para o lançamento do jornal Mirante, publicação feita pelos próprios estudantes com o auxílio dos educadores e que traz informações sobre a história da escola, atividades e projetos realizados, datas de provas, entre outras coisas do cotidiano da unidade de ensino da capital paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A inspiração para a publicação, que será semestral, veio por meio de uma parceria da escola com o grupo Magia de Ler, que desenvolve o jornal Joca, voltado para jovens e crianças e que os alunos da unidade de ensino leem na sala de aula. “É o nosso jornal. Nele colocamos coisas que nós gostamos, que nós queremos. Isso é importante”, afirma a pequena Gabrielly Oliveira Silva, aluna da E.E. Henrique Dumont Villares.

“Nosso jornal tem notícias sobre a escola e mais algumas atividades para as crianças”, revela Julia Silva Martins, uma das participantes do projeto.

Celebração aos 124 anos de Henrique Dumont Villares

O lançamento do Mirante fez parte da festa de celebração aos 124 de Henrique Dumont Villares, importante engenheiro agrônomo que ajudou no desenvolvimento populacional e industrial do bairro do Jaguaré, local onde a escola está situada. Henrique também foi sobrinho e afilhado de Santos Dumont, pai da aviação no Brasil.

“Leitura e interpretação são assuntos que já estão no cotidiano deles. Agora teremos dois caminhos para desenvolver essas habilidades na sala de aula”, conta Valdirene Mariano Corrêa, professora de Língua Portuguesa e Matemática na escola.