• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 30/04/2015
Grêmio Estudantil

Alunos utilizam simulador de urna eletrônica para a escolha do Grêmio Estudantil

Alunos dos Anos Inicias definiram propostas e realizaram debates na unidade escolar

Atividades inovadoras estimulam o exercício da cidadania dentro das escolas da rede estadual paulista de ensino. Alunos da E.E.Professora Sebastiana Valquíria Pereira, localizada em Bauru, já praticaram os seus deveres de cidadãos por meio da eleição do Grêmio Estudantil.

A ação contou com a apresentação de propostas e debates entre as duas chapas candidatas às eleições do Grêmio Estudantil. A partir das discussões sobre os projetos, os alunos começaram a escolha de seus candidatos. Depois disso, ocorreu a eleição entre a “Força Jovem” e o “Poder Kids”. Os grupos eram formados por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Superou as nossas expectativas. Muitas vezes não esperamos todo esse empenho dos alunos. Eles são como filhos, queremos protegê-los, mas se saíram muito bem”, conta a diretora da unidade escolar, Regina Célia dos Santos Nunes Barros.

No dia da eleição, cerca de 275 alunos participaram da votação por meio de um simulador de urna eletrônica. “Eu fui no computador, apertei o botãozinho e votei em quem eu queria. Fez até o barulhinho”, conta a aluna integrante do grupo “Poder Kids” Ludmila Stefani Piveta Omena, de 9 anos.

A chapa “Força Jovem” conquistou a liderança, mas isso não foi motivo de desânimo para o grupo concorrente. “A grande surpresa foi descobrir crianças com o poder de liderança. Ninguém perdeu nesta eleição, eles vão integrar a liderança estudantil da escola”, explica a Cleonice Viana Celestino Ventura, vice-diretora da escola.

A aluna Miriam Gomes Souza Oliveira, de 9 anos, integrante da chapa vencedora, explica como o grupo foi criado. “Escolhemos esse nome, pois o jovem tem muita força. É muito legal ajudar a escola”, conta.

A atividade realizada na escola marcou o pontapé inicial para o incentivo de novas ações dos alunos. “O primeiro ato cívico deles de grande importância, e da forma que foi realizada, estimula a consciência para o futuro que começa agora”, destaca a coordenadora pedagógica da escola, Marli Aparecida Bartholomai da Silva.

Como criar um grêmio estudantil

A construção de um Grêmio Estudantil é feita em poucos passos. O primeiro é comunicar à direção a proposta. Depois organizar uma comissão para esclarecer aos outros estudantes quais as funções do colegiado, formar um estatuto e convocar uma Assembleia Geral.

A segunda etapa diz respeito à escolha dos representantes. Em 96% das escolas da rede estadual, o processo é feito por meio de eleição, sendo o voto facultativo a opção de 51% das unidades. Nessa etapa a comissão eleitoral é quem responde pela organização, apuração dos votos e a posse da chapa eleita.

Para garantir a renovação dos líderes e chapas, a cada ano novas eleições são convocadas pelos estudantes. O objetivo é que a alternância promova uma maior interação entre a escola, família e comunidade.