• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 14/06/2017
Boas Práticas

Alunos vencem concursos e ganham viagem para o México

Joaquim Paz de Azevedo e Davi Miguel de Jesus Machado ficarão cinco dias na capital mexicana

Os alunos da E.E. México Joaquim Paz de Azevedo e Davi Miguel de Jesus Machado, ambos com 11 anos, mal podem esperar pela chegada do dia 25 de junho. Nesta data, eles embarcam para o México após ganharem concursos do Programa Escuelas México, do governo mexicano.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Estou ansioso para conhecer a cultura mexicana. Nunca viajei para outro país. Quero experimentar um taco [comida típica do país]. E vou conhecer uma das maiores pirâmides do México!”, vibra Joaquim.

Joaquim venceu o concurso de melhor aproveitamento do 6º ano e Davi, o de pintura infantil. Os dois ficarão cinco dias na Cidade do México, onde visitarão os pontos turísticos e históricos da cidade, desde as pirâmides astecas de Teotihuacan e museus de arqueologia até igrejas coloniais, a fábrica da Pullman e o Parque KidZania.

“Será uma experiência intensa de descoberta da cultura e gastronomia mexicana”, observa o diretor da E.E. México, José Tadeu Campos Ribeiro.

O Programa Escuelas México é voltado para alunos da Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, peru, República Dominicana e Uruguai.

O objetivo é contribuir para o aprimoramento das escolas da América Latina que levam o nome México por meio de incentivos entre seus alunos e professores, para que otimizem seu rendimento acadêmico.

Conheça o Programa Escolas México

Desde 2014, a cada ano, duas crianças de escolas integrantes do Programa Escolas México têm a oportunidade de visitar a Cidade do México como ganhadores dos concursos “Melhor Aproveitamento do Sexto Grau” e “Desenho Infantil”. O certame possui também iniciativas como o curso de atualização para professores e doações para reformas e manutenção.

O programa da viagem de 2017 inclui um encontro entre os garotos Joaquim e Davi com o chanceler mexicano Luis Videgaray, bem como visitas às pirâmides de Teotihuacán, ao Museu “Memoria e Tolerância”, ao campus da cidade universitária da Universidade Nacional Autónoma do México e o museu infantil “Papalote”, entre outras atividades.