• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 15/09/2004
Últimas Notícias

Aniversário do Escola da Família tem recorde de público

Mais de um milhão e seiscentas mil participações, este foi o público presente às principais atividades artísticas de comemoração de um ano do Programa Escola da Família, desenvolvidas durante todo […]

Mais de um milhão e seiscentas mil participações, este foi o público presente às principais atividades artísticas de comemoração de um ano do Programa Escola da Família, desenvolvidas durante todo o mês de agosto em todos os cantos do Estado. O que eleva para o total de 9,5 milhões o número de participações nas atividades gerais do mês.

“Pelos números podemos comprovar que toda a rede estadual e comunidades do entorno estiveram envolvidas em comemorar junto conosco as realizações e conquistas do Programa. O que nos mostra que estamos no caminho certo, que a construção da escola dos nossos sonhos passa pela integração dos educadores, alunos, pais, enfim da sociedade em geral”, declara o secretário da Educação, professor Gabriel Chalita.

As atividades artísticas foram as mais prestigiadas, num total de 952.270 participações. Já a programação normal dos quatro eixos do Programa – saúde, esporte, cultura e qualificação profissional – também contou com aumento de participações: de 7,5 em julho para 7,7 milhões em agosto.

“Todo o sucesso do aniversário do Escola da Família, assim como do próprio Programa, se deve a esta equipe maravilhosa que atua nos finais de semana nas escolas: educadores universitários, educadores profissionais, voluntários, professores, diretores e dirigentes de ensino, técnicos administrativos, enfim, todos que formam esta grande família”.

 É muito emocionante verificar que em apenas um ano de existência já conseguimos nos firmar como o novo espaço de lazer, de cultura, de convivência das famílias que moram no Estado”, explica a coordenadora executiva do Programa, professora Cristina Cordeiro.

Agora, o objetivo do Programa é ampliar o número de parcerias locais atendendo as necessidades das comunidades. “Já contamos com inúmeros parceiros macros, como a Unesco, o Instituto Faça Parte, o Instituto Ayrton Senna e as faculdades e universidades. E agora queremos ampliar a participação dos comerciantes, empresas e instituições regionalmente”, avisa Cristina.

O secretário e o secretário-adjunto, Paulo Barbosa, participaram das principais atividades realizadas em comemoração ao aniversário do Programa: o I Congresso Escola da Família, a I Mostra de Atividades, a I Mostra de Música Erudita e o Ato Pela Paz no Ginásio do Ibirapuera.

O Programa

O Programa Escola da Família é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo em parceria com a Unesco, Instituto Ayrton Senna do Brasil, Instituto Faça Parte – Brasil Voluntário e instituições de ensino superior.

O objetivo do Programa é abrir as portas das escolas estaduais aos fins de semana com atividades de saúde, cultura, esportes, lazer e qualificação profissional para toda a comunidade.

Educadores profissionais (professores da rede estadual) e educadores universitários (bolsistas) são os agentes que comandam as atividades nas escolas. Atualmente, o Escola da Família oferece 25 mil bolsas de estudos para universitários em parceria com 313 instituições de ensino superior. O Governo do Estado paga 50% da mensalidade, até o limite de R$ 267,00, e a faculdade/universidade cobre o restante.

Em contrapartida, estes universitários (que devem ter estudado pelo menos o Ensino Médio em escola estadual) atuam como monitores nas escolas aos sábados e domingos.

 Wania Torres