• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/05/2016
Boas Práticas

Aproximadamente 95% das escolas estaduais elegeram Grêmios Estudantis em 2016

Dados revelam protagonismo juvenil crescente nas escolas de São Paulo

No início do ano, o secretário José Renato Nalini anunciou que os Grêmios Estudantis teriam mais espaço na rede estadual de São Paulo em 2016. A ideia era ampliar a participação dos 3,7 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio nas escolas e dar maior transparência ao processo. Para isso, foi definido que as eleições teriam voto direto e secreto dos jovens.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

E uma pesquisa realizada pela Educação constatou que, atualmente, 3.242 ou 95% das escolas estaduais elegeram novas agremiações, que têm o objetivo de promover a cooperação entre diretores, professores, funcionários e alunos no trabalho da escola, defender os interesses individuais e coletivos de todos os estudantes da unidade de ensino, entre outras atribuições. Alguns grupos, por exemplo, já atuam de forma ativa com ações de boas práticas nas escolas. É o caso dos “Escritores da Liberdade” na E.E. Alexandre Von Humboldt, em São Paulo.

Na unidade escolar, os jovens gremistas coordenam a rádio da escola, espaço que conta com caixas de som e um computador, além da abertura do campo para que os estudantes tenham mais espaço para dançar e conversar. Saiba mais aqui.

Já na E.E. Calixto de Souza Aranha, quem dá a voz são os pequenos alunos do grupo “Anjos da Guarda”. Formado por alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o grupo atua na unidade de ensino sob supervisão da professora Marlene Alves Aguilar de Ataídes, com o objetivo de melhorar o ambiente escolar com um toque especial: a doçura de uma criança. “A gente precisa ter respeito, educação, atitude e ação”, afirma a pequena Thaina Chagas da Silva, presidente do Grêmio Estudantil Anjos da Guarda. Saiba mais aqui.

Um outro projeto legal que envolve o Grêmio acontece na cidade de Ilha Comprida. Na E.E. Professora Judith Sant’Ana Diegues, os jovens decidiram criar casinhas para os cachorros abandonados nas ruas da cidade. Saiba mais aqui.

Clique aqui e entenda o papel dos Grêmios Estudantis nas escolas da rede estadual.