• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 31/03/2017
Pais e Alunos

Último dia para inscrições no programa Aluno Aprendiz, da CPTM

Companhia oferece 80 vagas; inscrições podem ser feitas pela internet

Os jovens que já concluíram o Ensino Médio e estão em busca do primeiro emprego podem aproveitar a última oportunidade para se inscrever no Programa Aluno Aprendiz, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanas). As inscrições se encerram nesta sexta-feira (31), e os candidatos podem manifestar interesse pela Internet, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 15,70.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

São oferecidas 80 vagas em cursos de Aprendizagem Industrial/Assistente Administrativo e Técnico de Manutenção e Sistemas Metroferroviários.

Aprendizagem Industrial/Assistente Administrativo

O pré-requisito para concorrer a uma das 32 vagas para o curso de Aprendizagem Industrial/Assistente Administrativo é que o candidato tenha nascido entre 17 de julho de 1995 e 17 de julho de 1999.

Os alunos receberão formação no período de 12 meses, compreendendo a fase teórica e prática administrativa. O curso visa qualificar os alunos-aprendizes para atuarem no apoio aos setores administrativos, contábeis, financeiros e de recursos humanos da CPTM.

Técnico de Manutenção de Sistemas Metroferroviários

Já para concorrer a uma das 48 vagas no curso de Técnico de Manutenção de Sistemas Metroferroviários, os interessados devem ter nascido entre 17 julho de 1995 e 17 de julho de 2000.

Neste curso, a formação para os alunos aprendizes tem duração de 24 meses, contemplando a fase de formação técnica e de prática Profissional. O curso visa habilitar profissionais para manter os sistemas eletroeletrônicos e mecânicos do transporte metroferroviário e desenvolver soluções de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e ambientais.

Aulas e remuneração

Ambos os cursos são ministrados de segunda a sexta-feira. As aulas de formação técnica serão ministradas das 7h às 11h e das 12h às 16h. No período das aulas práticas o horário será das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As aulas serão ministradas no Centro de Formação Profissional Eng° James C. Stewart, mantido pela CPTM, em convênio com o Senai. A Companhia paga ao Aluno Aprendiz do curso para Assistente Administrativo, um salário mínimo. Para os alunos do curso Técnico de Manutenção de Sistemas Metroferroviários, no primeiro ano um salário mínimo e no segundo um salário mínimo e meio. A contratação é feita sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e Legislação Trabalhista Federal Complementar e Legislação Estadual pertinente.

Seleção
A prova classificatória de Conhecimentos Teóricos será realizada no dia 23 de abril, com duração de três horas. O teste vale 100 pontos e será composto por 50 questões de múltipla escolha: 20 de Língua Portuguesa; 20 de Matemática e 10 de Atualidades. Cada questão vale dois pontos e terá cinco alternativas, sendo apenas uma correta.

O gabarito preliminar da prova será divulgado pela Internet no site a partir do dia seguinte à aplicação da prova. Já o gabarito Oficial da Prova de Conhecimentos Teóricos será divulgado a partir do dia 6 de maio.

Posteriormente, os classificados na Prova de Conhecimentos Teóricos realizarão a Avaliação de Perfil Profissional, que é eliminatória. Os candidatos aprovados serão convocados para Avaliação Médica, conforme número de vagas. A admissão está prevista para o dia 17 de julho de 2017.