• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/07/2017
Educação Indígena

Atenção! Não perca os prazos de inscrições para o Encceja

A partir de 2017, o ENEM não irá mais garantir o certificado do Ensino Médio

As pessoas com interesse em conquistar os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem prestar atenção nas datas de inscrição do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já disponibilizou as datas e o formato da edição 2017. Acompanhe mais informações sobre o Encceja no site do Inep.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A partir desse ano o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) deixará de fazer parte da lista de testes que garantem o certificado. O Encceja é um exame totalmente gratuito de participação voluntária que oferece aos jovens e adultos, que moram no Brasil ou no exterior, a oportunidade de finalizar o Ensino Médio. Confira as datas de inscrições, por modalidade, na tabela abaixo.

O Encceja também testa as habilidades, competências e saberes obtidos através do processo de escolarização – ou em processos formativos. Sendo assim, sua importância é verificar o desenvolvimento dos candidatos em âmbitos diferentes, entre eles, como foi sua educação formal em ambiente familiar, no trabalho e em diferentes organizações da sociedade.

Pré-requisitos básicos do candidato

É necessário ter idade mínima de 15 anos – na data da realização das provas – para garantir certificação de nível Fundamental. A idade limite aumenta para 18 anos quando o candidato pleiteia a conclusão do Ensino Médio.
Confira a lista das datas de edital, inscrição e aplicação da prova do Encceja 2017.

CRONOGRAMA E LOCAIS DE PROVA

Encceja Nacional
Publicação do edital: 24 de julho
Inscrições: 7 a 18 de agosto
Aplicação: 8 de outubro
Locais de prova: Serão 564 locais distribuídos em todas as Unidades Federativas

Encceja Nacional PPL
Publicação do edital: 7 de agosto
Adesão das unidades: 14 a 25 de agosto
Inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro
Aplicação: 24 e 25 de outubro

Encceja Exterior
Publicação do edital: 30 de junho
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 10 de setembro
Locais de prova: Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã)

Encceja Exterior PPL
Publicação do edital: 30 de junho
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 11 a 22 de setembro
Locais de prova: Guiana Francesa (Caiena) e Japão (Tóquio)