• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 22/08/2017
Crédito: Divulgação / Enviada pela E.E. Maestro Justino Gomes de Castro
Boas Práticas

Aula de fotografia sobre a escola vira exposição na cidade de Mococa

Alunos foram provocados a registrar sua escola de forma diferente

Durante o primeiro semestre deste ano, parte das aulas de arte para 670 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da E.E. Maestro Justino Gomes de Castro, localizada em Mococa, foram ministradas fora da sala de aula. Isto porque os alunos estavam aprendendo a fotografar sua unidade de ensino. Técnicas de luz e foco foram empregadas e aliadas à provocação para que os estudantes pudessem descobrir os espaços que convivem todos os dias a partir de um novo olhar e por meio das lentes das câmeras de seus próprios celulares. O resultado deste trabalho virou exposição na Casa de Cultura de Mococa. O projeto também faz parte das comemorações do aniversário da escola, que completa 55 anos no dia 19 de agosto.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O professor-coordenador da escola, Carlos Alberto Fernandes, assume que o resultado surpreendeu. “Os alunos produziram obras de arte e todos abraçaram a ideia de ver a escola com outro olhar. Isso se refletiu não só no aprendizado do que as aulas propunham, mas também em uma nova forma de valorizar a escola que é deles e de respeitar o patrimônio público. Foi aí que surgiu a ideia da exposição, que será lançada com o aniversário de 55 anos da nossa instituição, e é a primeira atividade em parceria com o Departamento de Cultua da cidade”, conta o docente.

A partir das 670 fotos, feitas por todos os estudantes da escola, os próprios alunos fizeram uma escolha democrática que selecionou 39 fotos que estarão na exposição da Casa de Cultura a partir da sexta-feira. Todas as salas de aula terão fotos representantes. Os próprios jovens fotógrafos serão, no contraturno das aulas, monitores culturais da exposição.

Em Mococa, a mostra fica em cartaz até o dia 1º de setembro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Casa de Cultura de Mococa, localizada no centro da Cidade.